Browsing by Author "Capelli, Sonia"
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- A importância do toque em marketingPublication . Morgado-Ferreira, Bruno; Capelli, SoniaO toque continua a ser o sentido menos estudado em marketing sensorial. As dificuldades de verbalização das sensações táteis constituem explicitamente a primeira barreira. No entanto, os mecanismos de influência do toque continuam a suscitar a curiosidade de muitos investigadores. Estes estudos recorrem maioritariamente a protocolos experimentais para se testarem os diversos efeitos produzidos pelo toque e identificarem quais os benefícios deste sentido em contextos comerciais. Este artigo faz uma extensa revisão da literatura sobre o tema, com o objetivo de compreender melhor a importância do toque no marketing. Começamos por definir o que é o sentido do toque. De seguida, abordamos dois tipos de contactos táteis. O primeiro foca-se na interação do toque com os produtos e o segundo diz respeito ao toque entre indivíduos. Sem desprezar as limitações e os efeitos menos positivos ou até mesmo constrangedores do toque, este artigo pretende servir de base para investigação futura.
- The Congruency Between the Container and the Content: Should We Texture Everything to Seduce the Consumer?Publication . Ferreira, Bruno; Capelli, Sonia; Trendel, OlivierThis study examines the effects of congruency between the texture of the packaging and the texture of the product. Three experiments on chocolate tasting reveal that when the texture of the product is not congruent with the texture of the packaging, this leads to a disconfirmation of expectations and a lower evaluation of the taste of chocolate.
- Touching but with the Eyes Only! The Effectiveness of Textured Packaging and the Moderating Effect of Previous Tactile StimulationPublication . Ferreira, Bruno; Capelli, Sonia; Trendel, OlivierThis study analyses the effectiveness of textured packaging and the moderating roles of tactile stimulation and an individual level variable, the NFT instrumental dimension. We show that touching a first product can fulfill the need for touch and potentially decrease or suppress the visual effect of texture of subsequent products.