Browsing by Author "Carvalho, Marta Alexandra da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Marta Alexandra da Silva; Menezes, Luís; Balula, João Paulo RodriguesEste Relatório Final de Estágio tem como propósito a concretização de dois objetivos fundamentais: a reflexão crítica das práticas pedagógicas e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico e a conceção e concretização de uma investigação sobre as potencialidades da utilização do humor no ensino e aprendizagem da Matemática. Para a primeira parte deste relatório recorreu-se a todas as experiências vivenciadas nos estágios desenvolvidos nos ciclos de ensino já mencionados, como suporte para a elaboração de um conjunto de reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas implementadas, bem como do impacto que estas assumiram na minha formação enquanto futura profissional da educação. A investigação desenvolvida insere-se num paradigma qualitativo interpretativo e foi desenvolvida em duas turmas do 5.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Viseu, com o objetivo de compreender em que medida a utilização de tarefas matemáticas com cunho humorístico, influencia a aprendizagem da Matemática. Para a concretização desta investigação, foram elaboradas e aplicadas quatro tarefas matemáticas de cunho humorístico, que depois foram alvo de uma análise com base nas seguintes categorias: adesão dos alunos à tarefa; dificuldades na compreensão do humor; funções do humor. Os resultados do estudo mostram que estas tarefas se assumem como um recurso didático muito promissor, pois permitem criar um ambiente de ensino mais propicio à aprendizagem, possibilitando aos alunos a aquisição de conhecimento matemático a par do desenvolvimento de capacidades matemáticas como a comunicação e o raciocínio.