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- Humor no ensino-aprendizagem da Matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Simões, Daniel Rogério Pinto da Fonte Martins; Menezes, Luís; Matos, Isabel Aires deO presente relatório final de estágio visa, numa primeira fase, refletir sobre as práticas desenvolvidas no estágio, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Numa segunda fase é apresentado um estudo que pretende aferir a eficácia do humor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, isto é, se a utilização do humor é capaz de criar nos alunos maior predisposição e sucesso na aprendizagem da Matemática. Para a realização desta investigação, opta-se por um estudo qualitativo, sendo este utilizado na sala de aula com alunos do 5.º ano de escolaridade. No que diz respeito à recolha de dados, procedeu-se à análise documental, observação participante (apoiada em registos áudio) e notas de campo. Os resultados obtidos revelam que os alunos, apesar de apresentarem dificuldades ao nível da compreensão de certos tipos de humor, aderem bem e apreciam este tipo de tarefas humorísticas e revelam capacidade de resolver as tarefas matemáticas propostas. Assim, conclui-se que as tarefas de cariz humorístico têm potencial para melhorar as aprendizagens matemáticas dos alunos, sendo que a compreensão do humor subjacente às tarefas muitas vezes exige competências matemáticas.
- Humor no ensino-aprendizagem da Matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Simões, Daniel Rogério Pinto Fonte Martins; Menezes, Luís; Matos, Isabel Aires deO presente relatório final de estágio visa, numa primeira fase, refletir sobre as práticas desenvolvidas no estágio, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Numa segunda fase é apresentado um estudo que pretende aferir a eficácia do humor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, isto é, se a utilização do humor é capaz de criar nos alunos maior predisposição e sucesso na aprendizagem da Matemática. Para a realização desta investigação, opta-se por um estudo qualitativo, sendo este utilizado na sala de aula com alunos do 5.º ano de escolaridade. No que diz respeito à recolha de dados, procedeu-se à análise documental, observação participante (apoiada em registos áudio) e notas de campo. Os resultados obtidos revelam que os alunos, apesar de apresentarem dificuldades ao nível da compreensão de certos tipos de humor, aderem bem e apreciam este tipo de tarefas humorísticas e revelam capacidade de resolver as tarefas matemáticas propostas. Assim, conclui-se que as tarefas de cariz humorístico têm potencial para melhorar as aprendizagens matemáticas dos alunos, sendo que a compreensão do humor subjacente às tarefas muitas vezes exige competências matemáticas.
- Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Marta Alexandra da Silva; Menezes, Luís; Balula, João Paulo RodriguesEste Relatório Final de Estágio tem como propósito a concretização de dois objetivos fundamentais: a reflexão crítica das práticas pedagógicas e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico e a conceção e concretização de uma investigação sobre as potencialidades da utilização do humor no ensino e aprendizagem da Matemática. Para a primeira parte deste relatório recorreu-se a todas as experiências vivenciadas nos estágios desenvolvidos nos ciclos de ensino já mencionados, como suporte para a elaboração de um conjunto de reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas implementadas, bem como do impacto que estas assumiram na minha formação enquanto futura profissional da educação. A investigação desenvolvida insere-se num paradigma qualitativo interpretativo e foi desenvolvida em duas turmas do 5.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Viseu, com o objetivo de compreender em que medida a utilização de tarefas matemáticas com cunho humorístico, influencia a aprendizagem da Matemática. Para a concretização desta investigação, foram elaboradas e aplicadas quatro tarefas matemáticas de cunho humorístico, que depois foram alvo de uma análise com base nas seguintes categorias: adesão dos alunos à tarefa; dificuldades na compreensão do humor; funções do humor. Os resultados do estudo mostram que estas tarefas se assumem como um recurso didático muito promissor, pois permitem criar um ambiente de ensino mais propicio à aprendizagem, possibilitando aos alunos a aquisição de conhecimento matemático a par do desenvolvimento de capacidades matemáticas como a comunicação e o raciocínio.