Browsing by Author "Celestino, Tadeu Ferreira de Sousa"
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- Desenvolvimento da orientação no concelho de Viseu : Representações, práticas e aspiraçõesPublication . Celestino, Tadeu Ferreira de Sousa; Pereira, AntoninoResumo Enquadrado no âmbito do ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Desporto e Actividade Física, a realização deste Relatório visa reflectir acerca das acções planeadas no Projecto Individual de Estágio e concretizadas no Clube de Orientação de Viseu – Natura. Assente numa perspectiva de formação ao longo da vida, procura a um tempo só e sob um paradigma da dupla vigilância epistemológica, primeiramente, desenvolver conhecimentos, aprofundar competências numa modalidade com características, multiplicidade de saberes e especificidades próprios. Para tal, aglutina um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e particularmente neste processo formativo, que agregam e se concretizam numa matriz multidisciplinar de intervenção, onde se procura colocar em evidência a visão integradora do professor/treinador-decisor no professor/treinador-reflexivo. Em segundo e concomitantemente, procura, num duplo movimento, rumo a um conhecimento esclarecido, dar início a uma ruptura nos paradigmas do ensino e do treino da Orientação, mantendo uma atitude vigilante, com vista à estimulação da crítica. Por último, e como resultado final, tem o objectivo de desenvolver e promover a Orientação no Concelho de Viseu. Subdividido em duas componentes, prática profissional e investigação acção, estas procuram inter-relacionar-se entre si onde a primeira, mais operacional, demonstra, de modo pragmático, mas consistente, a conceptualização subjacente que suporta a concretização das acções definidas nos objectivos que se repartem pelo ensino/promoção e treino da Orientação. Em cada uma destas procura-se desenvolver modelos de intervenção onde, no ensino, a tónica dominante reside no desenvolvimento de uma aprendizagem efectiva, com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Já no treino perpetua-se a visão e a gestão integrada dos cinco factores do treino, entendido sob um paradigma multifactorial, onde o indivíduo, no seu desempenho, é visto e entendido como um todo. Ambas as perspectivas de intervenção procuram aglutinar-se numa visão macroscópica de uma matriz biopsicossocial do homem. A segunda, claramente desenvolvida numa perspectiva de investigação, procura, numa perspectiva exploratória, encontrar respostas às questões levantadas durante a fase de planeamento, com as quais se pretende contribuir, no seu todo, para a compreensão e esclarecimento das representações, práticas e aspirações da população alvo em relação ao desporto Orientação, no Concelho de Viseu. Os resultados alcançados, com o grupo em estudo, na sua globalidade, denotam uma reconhecida valorização e uma elevada importância que é atribuída à Orientação, enquanto modalidade desportiva. Os entrevistados demonstram que os aspectos sociais e as particularidades da modalidade são as principais razões para a prática e não prática da Orientação, destacando-se, também, a grande predisposição manifestada por estes para a prática da mesma. No término deste documento conclui-se que este percurso formativo, em termos gerais, concretizou os objectivos definidos, realçando-se a sua perspectiva de continuidade no futuro, enquadrado numa estratégia de promoção da modalidade numa visão macroscópica.
- Em Busca do Professor de Educação Física Inclusivo: contributos para a edificação do seu perfilPublication . Celestino, Tadeu Ferreira de Sousa; Ribeiro, Esperança JalesAs transformações ocorridas recentemente no contexto escolar, com o reforçar dos valores da educação inclusiva, desafiam os professores a atuar em novos âmbitos e, consequentemente, à necessidade de desenvolver novas competências e skills de intervenção. Pelas suas características, dinâmicas e valores inerentes, a disciplina de educação física (EF), quando devidamente potencializada pode constituir-se um poderoso coadjuvante à inclusão. Sendo assim, o desafio está do lado do professor de EF que deve evidenciar não só competências e valores inclusivos, mas também, a capacidade e criatividade de incorporar, em cada uma das suas práticas pedagógicas, os diferentes recursos, estratégias e metodologias que vão ao encontro da diversidade. A literatura tem identificado constrangimentos e facilitadores vários relacionados com as dimensões da formação, do contexto e fatores intrínsecos ao próprio professor. Não obstante, pouco se sabe acerca das particularidades e especificidades que devem caracterizar o professor de EF que objetiva a inclusão. Deste modo, a presente dissertação teve como objetivo central identificar e compreender que formação, valores, práticas e representações são suscetíveis de serem associados ao perfil do professor de educação física inclusivo. Assumindo a complexidade inerente ao estudo da inclusão recorreu-se a um design de investigação misto o que possibilitou uma abordagem integradora das diferentes dimensões subjacentes ao perfil do professor de EF inclusivo, combinando metodologias qualitativas e quantitativas. Assim, os três estudos realizados permitiram recolher dados acerca das representações, práticas e aspirações de professores universitários, formadores de professores de EF, professores de educação física especialistas em inclusão e professores de EF no ativo. De forma congruente com a literatura, a integração dos resultados destes três estudos demonstrou especialmente: 1) a existência de défices na formação para a inclusão; 2) que o perfil do professor de EF inclusivo se caracteriza pela valorização das dimensões dos valores humanos, mentalidade inclusiva e o ser ético, que por sua vez se materializam pelas capacidades de cooperação, competências especializadas, capacidade de adaptabilidade e a sensibilidade inclusiva; 3) a dimensão ética configura-se um importante catalisador da inclusão em EF; 4) as determinantes à inclusão em EF relacionam-se com a formação, o apoio individualizado, a intencionalidade inclusiva na planificação, a adaptação de exercícios e materiais e a organização dos grupos.