Browsing by Author "Coelho, Ananbela Lourenço da Silva"
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- Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita em idade pré-escolarPublication . Coelho, Ananbela Lourenço da Silva; Matos, Isabel Aires de, orient.Resumo O domínio da linguagem escrita é essencial para a sobrevivência na sociedade actual, uma vez que nos últimos anos se tem assistido a uma mudança na forma de encarar a apropriação da linguagem escrita pelas crianças em idade pré-escolar. Vários investigadores (Yopp, 1988; Freitas, 1997; Sim-Sim, 2009), têm-se debruçado sobre o construto que assume a consciência fonológica para a aquisição de competências da aprendizagem da escrita. Para que as crianças progridam nas suas conceptualizações sobre a escrita é necessário que adquiram a capacidade de análise do oral e conhecimentos sobre as características da escrita, ao mesmo tempo, que compreendam que as palavras orais são constituídas por vários componentes sonoros (Silva, 1997). Este estudo pretendeu verificar a relação existente entre o desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da linguagem escrita em criança de idade pré-escolar e ainda analisar o contributo que a realização de tarefas de consciência fonológica implicariam nas de escrita. O objectivo principal deste estudo prende-se com estabelecer uma análise da evolução das capacidades fonológicas em função do nível conceptual das crianças em relação à escrita. A aprendizagem da linguagem escrita constitui uma tarefa cognitiva muito exigente, que poderá ser tanto mais facilitada quanto mais desenvolvida linguisticamente estiver a criança. Os dados obtidos permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da linguagem escrita. Deste modo, o educador deve ser um agente de mudança, que programa, reflecte e avalia todo o seu trabalho, com qualidade (Bertram & Pascal, 2009), ao mesmo tempo que assume uma “pedagogia-em-participação (…) cria conversação e significações que se expressam na riqueza das linguagens plurais, narra as aprendizagens experienciais” (Oliveira-Formosinho, 2009, p.89), daí o presente estudo estar associado a uma mudança sustentada de práticas, virada para a qualidade da aprendizagem da consciência fonológica como factor de desenvolvimento da linguagem escrita em contexto de educação pré-escolar.