Browsing by Author "Coelho, Mauro"
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- Impacto da formação em ciências forensesPublication . Coelho, Mauro; Cunha, Madalena; Libório, RuiINTRODUÇÃO A violência e o trauma subsequente, constituem na atualidade um grave problema de saúde pública em todo o mundo, donde emerge a necessidade dos profissionais que os assistem possuírem conhecimentos atualizados de suporte às boas práticas, entre outros, no âmbito da Proteção e apoio à vítima, Avaliação e/ou assistência ao agressor, Recolha e preservação de vestígios forenses, Comunicação, documentação e cadeia de custódia. Para o efeito, as ciências forenses que englobam um conjunto de disciplinas científicas trabalham em uníssono e unindo o seu corpo de conhecimentos auxiliam a justiça na resolução de situações de carácter médico-legal. Daí decorre a necessidade de implementar programas de formação inicial e contínua em ciências forenses. OBJETIVO Avaliar impacto da frequência de um curso breve em ciências forenses no nível de conhecimentos sobre práticas forenses (PF); Determinar a variabilidade do nível de conhecimentos sobre práticas forenses (PF) em função do género e da idade. MÉTODOS O estudo descritivo com foco transversal, foi realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 72 participantes no primeiro momento de avaliação e por 51 participantes no segundo momento de avaliação. As amostras ficaram constituídas maioritariamente por mulheres 84,7% e 82,4% respetivamente, com uma média de idades de 28.62 anos e de 30.23 anos, no segundo momento de avaliação. Aplicou-se o Questionário de Conhecimentos sobre Práticas Forenses adaptado do QCPEF de Cunha & Libório (2012) cit in Libório (2012) e Cunha, Libório & Coelho (2016). RESULTADOS Após frequentarem o curso breve em ciências forenses, os formandos aumentaram, em média, os conhecimentos relativos às práticas forenses, designadamente nas dimensões conceitos forenses, situações forenses, vestígios forenses, comunicação e documentação em ciências forenses, cuidados de gerais e preservação de vestígios forenses. Verificou-se melhor nível de conhecimentos nas dimensões Preservação de Vestígios (Antes: M=15,94 vs Após: M=18,55), e Conceito Forenses (Antes: M= 6,93 vs Após: M=8,20). Os formandos após realização da formação também aumentaram globalmente os seus saberes (Score Global dos Conhecimentos sobre Práticas Forenses - Antes: M=62,61 vs Após: M=68,59), sendo as diferenças entre os dois momentos de avaliação significativas (teste t para amostras emparelhadas t=-7,628; p=0,000). CONCLUSÕES Inferiu-se que os formandos após receberem formação denotaram melhores conhecimentos sobre práticas forenses. Daí se considerar que o curso teve impacto positivo que se traduziu no aumento e aporte de conhecimentos. Os resultados denotam a importância da frequência de formação específica para o aporte de conhecimentos na área das ciências forenses. Assim, com vista à melhoria da qualidade na prestação de cuidados às vítimas e ou perpetuadores de crimes e melhor auxílio a prestar à justiça na preservação de provas de carater forense, os cursos académicos na área da enfermagem, deverão incluir conteúdos que dotem os profissionais de conhecimentos/ competências atualizados/as.
- Knowledge Questionnaire over Forensics Nursing PracticesPublication . Cunha, Madalena; Libório, Rui; Coelho, MauroAbstract Problem Statement: The forensics nursing science combines the clinical approach to the person who is a victim of violence with the investigation related to the search of traces of that situation. Research Questions: What is the level of knowledge over forensics practices in nursing students? Purpose of the Study: Evaluate the level of knowledge over forensics practices of the nursing students; describe the relation of the social demographic, academical and training variables in forensics nursing with the level of knowledge. Research Methods: A descriptive study conducted with a convenience sample of 190 nursing students. 78.9% female, 49.5% with mean ages of 22.44. The content of the Knowledge Questionnaire over Forensics Nursing Practices – KQFNP Cunha & Libório was built based on the literature revision and submitted to the appreciation of an external judge, expert in the area. Findings: The majority of the students scored with good level of knowledge (40%). The knowledge of insufficient level occurred in 36.3% and the sufficient in 23.7%. There was a deficit of knowledge over: practical aspects of the traces preservation: use of paper bags; care of the aggressors; the possibility of glass and ink constitute forensics traces. Conclusions: The evidences found enhance the need of investment in the training of the students over the forensic nursing practices, particularly concerning the aspects in which reveal a knowledge deficit, enabling them to adopt good practices. This research began the psychometric study of the KQFNP, however, it is recommended the performance of other investigations in order to proceed the validation.