Browsing by Author "Cunha, Sandra Isabel Duarte e"
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- Turismo gastronómico: um produto diferenciador para PortugalPublication . Cunha, Sandra Isabel Duarte e; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Antunes, Joaquim GonçalvesO Turismo Gastronómico cresceu consideravelmente em todo o mundo tal como a nível europeu. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (UNWTO, 2012), os destinos e empresas de Turismo estão conscientes da importância da gastronomia para diversificar o Turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. A gastronomia sempre fez parte da história de Portugal como um produto que lhe conferia autenticidade e glamour. A presente dissertação tem como principal objetivo conceber uma extensa análise do Turismo Gastronómico, procurando entender de que modo este mesmo produto pode conceder a Portugal uma dinâmica diferenciadora. Verificaram-se algumas lacunas significativas na revisão de literatura efetuada, pois não existem muitos estudos relativos ao contributo da gastronomia no desenvolvimento das regiões. A investigação faz uso de uma abordagem quantitativa: o inquérito. Os resultados enfatizam que a gastronomia local ainda não é, para quem nos visita, um dos atributos de Portugal enquanto destino turístico. Analisaram-se vários estudos publicados correlacionando as principais ideias e teorias, enumerando vários fatores e estudos que denotam a importância do Turismo Gastronómico, como fator diferenciador, para o desenvolvimento de um destino turístico. Além do perfil do turista gastronómico, foram analisadas as fases da experiência do Turismo Gastronómico e do comportamento dos turistas gastronómicos. A procura por fatores de autenticidade ligados à cultura dos destinos, a par com a segurança e a relação qualidade-preço, faz de Portugal um dos melhores destinos da Europa para viagens de gastronomia e vinhos e a gastronomia portuguesa revela elevados níveis de satisfação junto dos turistas (Vitorino, 2017). Serão ainda enumeradas diretrizes fulcrais que devem ser levadas em conta para desenvolver uma determinada região enquanto destino gastronómico, beneficiando sobretudo as comunidades detentoras do património gastronómico. Com a conclusão da investigação foi possível percecionar que ainda existe muito trabalho, por parte dos órgãos de poder nacional, regional e local, a ser desenvolvido para que o Turismo Gastronómico em Portugal se torne um dos principais motivadores da procura do turista.