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- Estudo das (Des)motivações para a prática de Turismo em Espaço Rural: o caso da Região CentroPublication . Gonçalves, Patrícia Alexandra da Silva; Antunes, Joaquim Gonçalves; Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoO Centro é uma região com um enorme potencial turístico, estando cada vez mais associada a projetos de desenvolvimento sustentável no Turismo em Espaço Rural (Gomes, 2015). O Turismo em Espaço Rural (TER) tem recebido mais atenção de pesquisadores, políticos e gerentes, associado ao reconhecimento da "crise rural" e ao desejo de resolvê-la (Kastenholz, 2013), sendo uma estratégia de desenvolvimento importante para algumas áreas rurais. O TER pode ser visto não só como uma alternativa turística, mas também como um fator importante para o desenvolvimento económico do meio rural. Irá, também, permitir ao turista o desenvolvimento da sua cultura pessoal e ter a oportunidade de adquirir novas experiências e conhecimentos. Os estudos realizados até à data têm-se centrado, essencialmente, nas motivações dos frequentadores das unidades TER sem analisar os motivos dos não frequentadores. O objetivo deste trabalho é perceber quais as principais desmotivações/ constrangimentos que levam o turista a não procurar o produto TER, na região Centro de Portugal. Para alcançar este objetivo, metodologicamente, recorreu-se a uma revisão de literatura dos conceitos associados ao TER, tais como o enquadramento histórico, o conceito e os principais objetivos da modalidade, o perfil do turista de TER, bem como as suas motivações e constrangimentos para a prática do mesmo e uma análise estatística a nível nacional e uma análise da região Centro. Posteriormente, procedeu-se a entrevistas a proprietários de alojamentos da modalidade TER e aplicaram-se 507 inquéritos por questionário, em que 150 foram inquiridos pessoalmente e os restantes através de um inquérito online, tentando abranger a região Centro, para recolha de informação e dados, aplicados entre os meses de julho e outubro de 2019. Os resultados permitem concluir que os constrangimentos mais significativos para a prática de TER, incidiram na preferência por outro tipo de turismo, a falta de gosto pelo campo e pela natureza, unidades de alojamento TER localizadas em territórios despovoados e com grande envelhecimento da população e, ainda, existência de poucas atividades complementares (equipamentos desportivos, animação, entre outros). Por outro lado, quanto às principais motivações, observou-se que os turistas de TER valorizam, principalmente, a fuga à vida citadina, o contacto com a natureza, o refúgio da vida quotidiana, o relaxamento físico e mental e a boa hospitalidade e receção nos estabelecimentos.
- Turismo gastronómico: um produto diferenciador para PortugalPublication . Cunha, Sandra Isabel Duarte e; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Antunes, Joaquim GonçalvesO Turismo Gastronómico cresceu consideravelmente em todo o mundo tal como a nível europeu. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (UNWTO, 2012), os destinos e empresas de Turismo estão conscientes da importância da gastronomia para diversificar o Turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. A gastronomia sempre fez parte da história de Portugal como um produto que lhe conferia autenticidade e glamour. A presente dissertação tem como principal objetivo conceber uma extensa análise do Turismo Gastronómico, procurando entender de que modo este mesmo produto pode conceder a Portugal uma dinâmica diferenciadora. Verificaram-se algumas lacunas significativas na revisão de literatura efetuada, pois não existem muitos estudos relativos ao contributo da gastronomia no desenvolvimento das regiões. A investigação faz uso de uma abordagem quantitativa: o inquérito. Os resultados enfatizam que a gastronomia local ainda não é, para quem nos visita, um dos atributos de Portugal enquanto destino turístico. Analisaram-se vários estudos publicados correlacionando as principais ideias e teorias, enumerando vários fatores e estudos que denotam a importância do Turismo Gastronómico, como fator diferenciador, para o desenvolvimento de um destino turístico. Além do perfil do turista gastronómico, foram analisadas as fases da experiência do Turismo Gastronómico e do comportamento dos turistas gastronómicos. A procura por fatores de autenticidade ligados à cultura dos destinos, a par com a segurança e a relação qualidade-preço, faz de Portugal um dos melhores destinos da Europa para viagens de gastronomia e vinhos e a gastronomia portuguesa revela elevados níveis de satisfação junto dos turistas (Vitorino, 2017). Serão ainda enumeradas diretrizes fulcrais que devem ser levadas em conta para desenvolver uma determinada região enquanto destino gastronómico, beneficiando sobretudo as comunidades detentoras do património gastronómico. Com a conclusão da investigação foi possível percecionar que ainda existe muito trabalho, por parte dos órgãos de poder nacional, regional e local, a ser desenvolvido para que o Turismo Gastronómico em Portugal se torne um dos principais motivadores da procura do turista.