Browsing by Author "Dinis, Rita Daniela da Silva"
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- Perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em torno do currículoPublication . Dinis, Rita Daniela da Silva; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente estudo tem como principal objetivo conhecer as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em torno do currículo, para o efeito realizámos uma investigação de caráter descritivo, de natureza quantitativa, tendo como técnica privilegiada de recolha de dados o inquérito por questionário. Deste modo, procurámos saber quais as perceções curriculares dos professores do 1.º CEB, pois a forma como cada professor perceciona o currículo pode dar-nos a conhecer, por exemplo, o que este mais valoriza na sua prática pedagógica, como perceciona o ensino, e qual a sua conceção de escola. O currículo é um elemento fundamental de qualquer sistema educativo e, cada vez mais, tem sido alvo de estudo. Importa destacar que diferentes autores apresentam diferentes perceções do que é o currículo. No entanto, existe sempre a coexistência de dois planos de conceptualização de currículo: o plano das intenções e o plano real (Viana & Peralta, 2020). Destacamos que o trabalho está dividido em duas partes fundamentais, a primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas em contexto no 1.º CEB e na Educação Pré-Escolar (EPE) e a segunda parte refere-se ao trabalho de investigação, tendo como questão-problema “Quais as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em torno do currículo?”. Sendo que os principais objetivos desta investigação são: conhecer as perceções de currículo dos professores tendo subjacente as diversas teorias curriculares; analisar como é que as manifestações do currículo estão presentes nas práticas pedagógicas dos professores, tendo em conta as suas perspetivas; aferir a relevância que o currículo oculto assume nas práticas curriculares dos professores; e analisar que práticas do currículo oculto os professores mais valorizam. Dos resultados obtidos nesta investigação, podemos destacar que os diferentes professores inquiridos identificam-se e posicionam-se de diversas formas quanto à conceção de currículo, porém identificam-se mais com as teorias tradicionais. Importa salientar a necessidade de um professor ser crítico e não apenas um transmissor de conhecimento.