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- Análise comparativa do Lean e Análise de Valor - aplicação prática da metodologia de Análise na indústria da cortiçaPublication . Barroso, Carolina da Silva; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO mercado crescente da indústria da cortiça evolui com produtos inovadores que respondem às necessidades dos clientes, e por sua vez, as organizações esforçam-se para oferecer as melhores soluções com uma maior rentabilidade. O objetivo principal do trabalho foi a implementação da metodologia de Análise de Valor a um produto específico na empresa Amorim Cork Flooring, concretamente no desenvolvimento de pavimentos de cortiça com um novo acabamento final mais sustentável, criando mais valor para o produto, reduzindo custos, tempos e desperdícios. Desta maneira optou-se por aplicar esta análise ao Hydrocork pela necessidade de o alterar, a fim de permitir a inclusão de materiais ambientalmente sustentáveis e a remoção do PVC da sua composição. Com a Análise de Valor, procura-se aprimorar as características do produto, tornando-o mais eficiente, durável, seguro e com melhor desempenho. Simultaneamente, as modificações propostas direcionam o produto para uma abordagem mais sustentável, alinhando-o com a procura do mercado e as preocupações ambientais atuais. A implementação dos princípios Lean pode estabelecer uma base sólida para a aplicação da Análise de Valor, uma vez que a redução de desperdícios desempenha um papel fundamental na maximização do valor. Adicionalmente, a Análise de Valor pode aprofundar ainda mais a análise dos processos Lean, identificando áreas específicas de melhoria que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. A aplicação prática da metodologia de Análise de Valor na Amorim Cork Flooring foi bem sucedida resultando em melhorias na qualidade, eficiência e custos do produto em estudo. A equipa envolvida demonstrou um entendimento profundo das necessidades dos clientes e uma abordagem mais crítica na avaliação das características de valor. A metodologia de Análise de Valor demonstrou o seu potencial na melhoria dos produtos, alinhados com as necessidades do mercado e da empresa e orientados para a maximização do valor.
- Perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em torno do currículoPublication . Dinis, Rita Daniela da Silva; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente estudo tem como principal objetivo conhecer as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em torno do currículo, para o efeito realizámos uma investigação de caráter descritivo, de natureza quantitativa, tendo como técnica privilegiada de recolha de dados o inquérito por questionário. Deste modo, procurámos saber quais as perceções curriculares dos professores do 1.º CEB, pois a forma como cada professor perceciona o currículo pode dar-nos a conhecer, por exemplo, o que este mais valoriza na sua prática pedagógica, como perceciona o ensino, e qual a sua conceção de escola. O currículo é um elemento fundamental de qualquer sistema educativo e, cada vez mais, tem sido alvo de estudo. Importa destacar que diferentes autores apresentam diferentes perceções do que é o currículo. No entanto, existe sempre a coexistência de dois planos de conceptualização de currículo: o plano das intenções e o plano real (Viana & Peralta, 2020). Destacamos que o trabalho está dividido em duas partes fundamentais, a primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas em contexto no 1.º CEB e na Educação Pré-Escolar (EPE) e a segunda parte refere-se ao trabalho de investigação, tendo como questão-problema “Quais as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em torno do currículo?”. Sendo que os principais objetivos desta investigação são: conhecer as perceções de currículo dos professores tendo subjacente as diversas teorias curriculares; analisar como é que as manifestações do currículo estão presentes nas práticas pedagógicas dos professores, tendo em conta as suas perspetivas; aferir a relevância que o currículo oculto assume nas práticas curriculares dos professores; e analisar que práticas do currículo oculto os professores mais valorizam. Dos resultados obtidos nesta investigação, podemos destacar que os diferentes professores inquiridos identificam-se e posicionam-se de diversas formas quanto à conceção de currículo, porém identificam-se mais com as teorias tradicionais. Importa salientar a necessidade de um professor ser crítico e não apenas um transmissor de conhecimento.