Browsing by Author "Fernandes, Ana Catarina Domingues da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Literatura para a Infância e a área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Fernandes, Ana Catarina Domingues da Costa; Figueiredo, Maria Pacheco; Matos, Isabel Aires deO Relatório Final de Estágio resulta da análise do percurso de formação no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, abordando o trabalho desenvolvido em contexto de estágio, potenciado pela Prática de Ensino Supervisionada, e um estudo sobre as próprias práticas desenvolvido no mesmo contexto. Assim, o trabalho encontra-se dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se elementos dos estágios desenvolvidos em 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar; na segunda parte, dá-se conta do trabalho investigativo desenvolvido e implementado durante as práticas de estágio. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido com um grupo de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, e pretendeu articular a Literatura para a Infância e a Formação Pessoal e Social, através da implementação de propostas de leitura e exploração didática de três obras de Literatura para a Infância. Através da análise de conteúdo, que nos forneceu os resultados obtidos, destacamos a importância que os livros assumiram para promover aprendizagens associadas à área de Formação Pessoal e Social, tais como: i) cooperação e entreajuda; ii) saber pedir e aceitar a ajuda; iii) desigualdades sociais, pobreza e comportamentos discriminatórios; iv) questões de identidade e aceitação da características individuais. Foi possível, também, através da observação e avaliação dos níveis de bem-estar emocional e de implicação, concluir que os livros foram bem recebidos pelas crianças, assim como as propostas didáticas associadas. A Literatura para a Infância revelou-se, como sugerido pelos autores mobilizados, um contexto