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- A Literatura para a Infância e a área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Fernandes, Ana Catarina Domingues da Costa; Figueiredo, Maria Pacheco; Matos, Isabel Aires deO Relatório Final de Estágio resulta da análise do percurso de formação no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, abordando o trabalho desenvolvido em contexto de estágio, potenciado pela Prática de Ensino Supervisionada, e um estudo sobre as próprias práticas desenvolvido no mesmo contexto. Assim, o trabalho encontra-se dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se elementos dos estágios desenvolvidos em 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar; na segunda parte, dá-se conta do trabalho investigativo desenvolvido e implementado durante as práticas de estágio. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido com um grupo de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, e pretendeu articular a Literatura para a Infância e a Formação Pessoal e Social, através da implementação de propostas de leitura e exploração didática de três obras de Literatura para a Infância. Através da análise de conteúdo, que nos forneceu os resultados obtidos, destacamos a importância que os livros assumiram para promover aprendizagens associadas à área de Formação Pessoal e Social, tais como: i) cooperação e entreajuda; ii) saber pedir e aceitar a ajuda; iii) desigualdades sociais, pobreza e comportamentos discriminatórios; iv) questões de identidade e aceitação da características individuais. Foi possível, também, através da observação e avaliação dos níveis de bem-estar emocional e de implicação, concluir que os livros foram bem recebidos pelas crianças, assim como as propostas didáticas associadas. A Literatura para a Infância revelou-se, como sugerido pelos autores mobilizados, um contexto
- As Perspetivas de Família sob o olhar de pais e filhos com Incapacidade IntelectualPublication . Adão, Miriam Cláudia Valinho Figueiredo Duque; Felizardo, SaraEste estudo debruça-se sobre as perceções de família, sua estrutura e dinâmicasde pessoas com incapacidade intelectual. Trata-se de uma temática pouco abordada, de estudos escassos, pois envolve protagonistas com incapacidade intelectual que, na maior parte das vezes, não são ouvidos. É a partir deles que obtemos informações sobre a sua visão de família, seus ideais, apoios, funcionamento, medos e expectativas. É através das suas vivências que ficamos a conhecer a experiência na primeira pessoa da parentalidade e seus desafios.No presente estudo pretende-se dar resposta aos seguintes objetivos: i) analisar as perspetivas dos jovens com incapacidade intelectual sobre família e parentalidade; ii) compreender a forma como pais com incapacidade intelectual experienciam a parentalidade, assim como as dinâmicas relacionais no seio familiar; iii) identificar as barreiras e facilitadores no processo de inclusão da pessoa com incapacidade intelectual no seio familiar e social; iv) compreender medos e expectativas dos jovens/adultos com incapacidade intelectual.Trata-se se um estudo qualitativo e exploratório. Foi utilizada uma amostra por conveniência, composta por vinte jovens/adultos com incapacidade intelectual ligeira/moderada, dez com filhos e dez sem filhos.Os instrumentos de recolha foram a entrevista estruturada e a análise/pesquisa documental. Posteriormente, procedemos à análise de conteúdo dos discursos dos participantes (Bardin, 2011).Os resultados vão ao encontro do que sugere a literatura na defesa da complexidade e desafio constante na parentalidade (Alarcão, 2006), acrescida em indivíduos com incapacidade intelectual (Vonneilich, Ludecke & Kofahl, 2016). No entanto, reiteramos que estes têm o direito à sua autodeterminação e a participar nas respetivas famílias e nos desafios da sociedade, que se quer mais inclusiva, dando primazia aos meios facilitadores e demolindo barreiras.