Browsing by Author "Fernandes, Ana Filipa da Silva"
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- O papel do Goodwill no desempenho, na taxa de juro e na estrutura da dívida – O caso IbéricoPublication . Fernandes, Ana Filipa da Silva; Reis, Pedro Manuel Nogueira; Pinto, António Pedro SoaresA investigação pretende avaliar a influência dos ativos intangíveis, em particular, o Goodwill, no desempenho empresarial, no custo e na estrutura da dívida. Adicionalmente, pretende-se levar a cabo um estudo comparativo para empresas portuguesas e espanholas. A principal fonte de recolha de informação é a base de dados SABI, da qual retiramos a amostra que vai ser objeto de estudo. Os dados são analisados com recurso ao STATA, através de técnicas de inferência estatísticas como testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos, regressão linear de dados em painel, procurando dar resposta às questões em investigação. No atual contexto, as fusões, cisões e qualquer outro tipo de concentração empresarial têm aumentado, pelo que, o Goodwill adquire cada vez maior relevância. Este tipo de ativos incorpóreos tem adquirido uma importância acrescida, na medida em que permitem diferenciar empresas, conferindo-lhes vantagens únicas. Assim, a análise do impacto do Goodwill na rendibilidade empresarial, nas decisões de financiamento e no custo da dívida, acresce valor a esta investigação. Os resultados obtidos revelam que, em Portugal a rendibilidade operacional das empresas é influenciada positivamente pelo Goodwill, enquanto em Espanha não se revela significativo. Por sua vez, a taxa de juro, mantem uma relação inversa com o Goodwill, ou seja, na medida em que o valor deste ativo aumenta, o custo da dívida diminui. Os resultados sugerem ainda uma relação direta entre o Goodwill e a dívida de longo prazo. A presente investigação contribui para a literatura na medida que fornece evidências empíricas sobre o efeito do Goodwill no desempenho empresarial, na estrutura da dívida e no custo de recurso ao financiamento, facultando importantes informações para ajudar os investidores, gestores e acionistas a tomarem decisões. Adquire ainda relevância acrescida, face à temática abordada, às variáveis selecionadas e à amostra em estudo.