Browsing by Author "Fernandes, Diana Isabel Martins"
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- Práticas parentais de pais de crianças do 1º ciclo do ensino básico : Contributos para a elaboração de um projecto de intervençãoPublication . Fernandes, Diana Isabel Martins; Bica, IsabelIntrodução:.Para garantir os melhores resultados ao nível do desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças, os pais devem encontrar equilíbrio entre suas exigências no que diz respeito à maturidade da criança e à disciplina necessária para sua integração ao sistema familiar, escolar e social. Neste sentido, tornou-se pertinente aprofundar conhecimentos sobre as dificuldades e necessidades dos pais no exercício das suas funções com vista à promoção de uma parentalidade positiva como intervenção de enfermagem promotora de um adequado desenvolvimento psicoafetivo da criança. Objetivos: Identificar as práticas parentais mais comuns dos pais de crianças em idade escolar; Verificar a influencia das variáveis sócio - demográficas, de contexto familiar e de contexto escolar e extraescolar da criança nas práticas parentais; Avaliar a necessidade de um Programa de Incentivo à Parentalidade Positiva. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. A amostra incluiu 327 pais de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Públicas de Viseu. A recolha de dados foi efetuada através do questionário de caraterização geral e o Questionário de Práticas Parentais (QPP), Versão Portuguesa de Gaspar & Santos, 2008, revisto em 2013. Resultados: A amostra é maioritariamente feminina (85,93%) cuja média de idades se situa nos 38,5 anos ±4,69. Verificou-se ainda que possuem no mínimo 1 filho e no máximo 5 filhos com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. Relativamente às práticas parentais as mais representativas são a disciplina apropriada (M=93,22±12.18), seguindo-se a parentalidade positiva (M=58,36±6,67). A parentalidade positiva apresenta relação estatística significativa com as variáveis sociodemográficas (sexo, estado civil, habilitações literárias e situação profissional), com as variáveis de contexto familiar (número de filhos e pessoas com quem habita) e com as variáveis de contexto extraescolar (atividades lúdicas). No entanto sem relação estatística com as variáveis de contexto escolar. Conclusão: A promoção de ações que potenciem mais literacia aos pais sobre as suas práticas em relação aos filhos, tendo em conta que o estilo parental adotado é determinante, assume um grande peso no desenvolvimento e na formação da criança e pode determinar características essenciais para um futuro promissor. Assim é fundamental que os Enfermeiros Especialista em Saúde Infantil e Pediatria apoiem os pais no progresso de uma parentalidade positiva, focando-se nas suas potencialidades, tendo em consideração os seus pontos fortes e as suas particularidades, bem como o desenvolvimento da criança. Palavras-chave: Criança, Competência, Ensino Básico, Pais, Responsabilidade Parental.