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- Avaliação de desempenho dos fundos de investimento em PortugalPublication . Amaral, Fátima Maria Almeida; Pinto, António Pedro Martins Soares; Reis, Pedro Manuel NogueiraO mercado de fundos de investimento tem suscitado cada vez mais interesse por parte dos investidores como alternativa de investimento, assumindo uma relevância cada vez maior junto de profissionais e académicos. Contudo, tem sido difícil reunir consenso na literatura, em torno dos condicionantes do desempenho dos fundos e da relevância que estes assumem. Nesse sentido, este estudo procura dar um contributo à investigação desenvolvida, identificando os indutores do desempenho dos fundos de investimento geridos em Portugal. A amostra é constituída por 78 fundos, cobrindo o espaço temporal de 2006 a 2016, incorporando fundos de ações, fundos de obrigações, fundos mistos e fundos de tesouraria, analisada com recurso à metodologia de dados em painel. Os resultados obtidos sugerem que os investimentos com maior rendibilidade são alcançados nos fundos de maior dimensão e com comissões mais elevadas. Em contrapartida, os fundos que apresentam uma classe de risco elevada, com mais anos em atividade e com uma maior rotação da carteira (gestão ativa) apresentam menor retorno. Por sua vez a taxa de juro estabelece uma relação inversa com a rendibilidade.
- Práticas parentais de pais de crianças do 1º ciclo do ensino básico : Contributos para a elaboração de um projecto de intervençãoPublication . Fernandes, Diana Isabel Martins; Bica, IsabelIntrodução:.Para garantir os melhores resultados ao nível do desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças, os pais devem encontrar equilíbrio entre suas exigências no que diz respeito à maturidade da criança e à disciplina necessária para sua integração ao sistema familiar, escolar e social. Neste sentido, tornou-se pertinente aprofundar conhecimentos sobre as dificuldades e necessidades dos pais no exercício das suas funções com vista à promoção de uma parentalidade positiva como intervenção de enfermagem promotora de um adequado desenvolvimento psicoafetivo da criança. Objetivos: Identificar as práticas parentais mais comuns dos pais de crianças em idade escolar; Verificar a influencia das variáveis sócio - demográficas, de contexto familiar e de contexto escolar e extraescolar da criança nas práticas parentais; Avaliar a necessidade de um Programa de Incentivo à Parentalidade Positiva. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. A amostra incluiu 327 pais de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Públicas de Viseu. A recolha de dados foi efetuada através do questionário de caraterização geral e o Questionário de Práticas Parentais (QPP), Versão Portuguesa de Gaspar & Santos, 2008, revisto em 2013. Resultados: A amostra é maioritariamente feminina (85,93%) cuja média de idades se situa nos 38,5 anos ±4,69. Verificou-se ainda que possuem no mínimo 1 filho e no máximo 5 filhos com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. Relativamente às práticas parentais as mais representativas são a disciplina apropriada (M=93,22±12.18), seguindo-se a parentalidade positiva (M=58,36±6,67). A parentalidade positiva apresenta relação estatística significativa com as variáveis sociodemográficas (sexo, estado civil, habilitações literárias e situação profissional), com as variáveis de contexto familiar (número de filhos e pessoas com quem habita) e com as variáveis de contexto extraescolar (atividades lúdicas). No entanto sem relação estatística com as variáveis de contexto escolar. Conclusão: A promoção de ações que potenciem mais literacia aos pais sobre as suas práticas em relação aos filhos, tendo em conta que o estilo parental adotado é determinante, assume um grande peso no desenvolvimento e na formação da criança e pode determinar características essenciais para um futuro promissor. Assim é fundamental que os Enfermeiros Especialista em Saúde Infantil e Pediatria apoiem os pais no progresso de uma parentalidade positiva, focando-se nas suas potencialidades, tendo em consideração os seus pontos fortes e as suas particularidades, bem como o desenvolvimento da criança. Palavras-chave: Criança, Competência, Ensino Básico, Pais, Responsabilidade Parental.
- Conhecimentos sobre as funções, dimensões da supervisão pedagógica : Perspetiva dos docentesPublication . Pascoal, Carla Marisa dos Santos; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo e; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: A supervisão deve procurar apoiar-se em modelos e etapas contribuindo para um bom desempenho das funções do supervisor, aumentando o sucesso dos estudantes e desenvolvimento institucional. Pode ser entendida como um meio relacionado com a formação, com a inovação e com a mudança, num processo de desenvolvimento. Este processo implica procedimentos de reflexão e procura expandir competências no sujeito, devendo incidir na promoção de atitudes de confiança e de responsabilidade pela qualidade do seu desempenho. Objetivos: Identificar os conhecimentos sobre as funções/dimensões da supervisão pedagógica dos docentes e identificar as variáveis sociodemográficas, profissionais, formação sobre supervisão pedagógica, conhecimentos sobre os modelos de suporte à prática de supervisão pedagógica e conhecimentos sobre as etapas do desenvolvimento do processo de supervisão que interferem nos conhecimentos acerca da supervisão pedagógica. Metodologia: Estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivo-correlacional, em 73 docentes do ensino superior, com uma idade média de 43.89 (±9.210 anos). Para a colheita de dados foi utilizado um questionário de caracterização sociodemográfica; e as escalas de Modelos de Suporte à prática de supervisão pedagógica (Albuquerque, Cruz & Cunha, 2017) e Etapas do desenvolvimento do processo de supervisão pedagógica (Cunha, Albuquerque, Aparício & Bica, 2017); Funções/Dimensões da supervisão pedagógica (Cunha et al., 2017). Resultados: Dos docentes inquiridos 35.6% revelam possuir conhecimentos elevados sobre funções/dimensões da supervisão. Estes são do sexo feminino (65.4%), com idade entre 41 e 49 anos (46.2%) e com grau académico de Doutor (46.2%). As variáveis sociodemográficas, profissionais e a formação dos docentes sobre supervisão não influenciam os conhecimentos sobre as funções/dimensões da supervisão pedagógica. As variáveis idade, tempo de serviço, conhecimentos dos modelos de suporte à prática e das etapas do desenvolvimento do processo e conhecimentos das etapas revelaram-se preditoras dos conhecimentos sobre funções/dimensões da supervisão pedagógica. Conclusão: Os conhecimentos sobre os modelos e etapas influenciam os conhecimentos dos docentes sobre as funções/dimensões da supervisão pedagógica. É importante repensar estratégias que visem a melhoria dos conhecimentos sobre as funções da supervisão e consequentemente mudanças da ação pedagógica. A enfermagem comunitária tem um papel preponderante na supervisão pedagógica contribuindo para a melhoria dos cuidados, desenvolvendo competências e habilidades profissionais, para uma prática reflexiva. Desta forma, permite aprimorar a qualidade dos cuidados, através de uma prática baseada na evidência. Palavras-chave: Supervisão Pedagógica, funções, dimensões, conhecimentos, docentes, ensino superior.