Browsing by Author "Fernandes, Zaine Simeya Teixeira Novaes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A quebra do paradigma de formação em enfermagem : perspectivas das(os) enfermeiras(os)Publication . Fernandes, Zaine Simeya Teixeira Novaes; Cunha, MadalenaEnquadramento - A enfermagem no Brasil tem evoluído para a quebra de paradigmas na formação nos cursos de graduação em enfermagem com amplas possibilidades de melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem e consequente melhoria da qualidade das praticas assistenciais dos enfermeiros. Objetivos – Indagar sobre o processo de formação da/o enfermeira/o na contemporaneidade; Identificar conteúdos científicos e os procedimentos técnicos que segundo as/os enfermeiras/os, deveriam ser abordados durante a formação do curso de graduação em enfermagem; Avaliar as expectativas de formação futura das/os enfermeiras/os. Métodos - Estudo de natureza exploratório-descritiva e enfoque transversal, realizado numa amostra de 61 participantes; (85,2%) são mulheres e (14,8%) são homens, a maioria proveniente da Faculdade CESMAC Sertão (82,0), com idade entre 21 e 39 anos (91%). Do total de 60 arquivos pesquisados, aproximadamente 53 foram selecionados. Foi aplicado um Questionário de Cunha & Fernandes (2014). Resultados – O paradigma tradicional foi o mais citado como dominante na formação (21,3%), e na prática (18%) de enfermagem. As teóricas mais citadas foram Florence Nightingale, Wanda de Aguiar e Dorothea Orem. A inclusão da prática simulada no ensino da enfermagem foi sugerida por 94,8% dos Enfermeiros. A maioria gostaria de seguir um nível de especialização com formação em urgência e emergência (23%). Conclusões – Os resultados mostram que o processo de formação se articula com a concepção da prática clínica dos enfermeiros, o que coloca desafios à planificação e expansão do ensino superior em enfermagem no Brasil. Palavra-chave: Enfermagem. Paradigmas. Ensino.