Browsing by Author "Ferreira, Liliana Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A generalização de ideias matemáticas no 6.º ano de escolaridade em tarefas que recorrem a episódios da História da MatemáticaPublication . Ferreira, Liliana Silva; Martins, Ana PatríciaA integração da História da Matemática no ensino da Matemática é defendida por alguns autores. Embora haja autores que defendem a sua integração, existem autores que não partilham da mesma opinião. Após análises de documentos curriculares, como Programas de Matemática e Metas curriculares de Matemática bem como manuais escolares verificou-se que, atualmente, não se dá enfase ao uso da História da Matemática para a lecionação de conteúdos matemáticos, ao nível do 6.º ano de escolaridade. Esta investigação tem como objetivo aferir formas de trabalho na sala de aula de Matemática que recorram a episódios da História da Matemática, isto porque esse recurso pode trazer consigo várias potencialidades no ensino/aprendizagem da Matemática bem como podem contribuir para o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas. Para tal, foram formuladas as seguintes questões: (1) Que tópicos matemáticos do 6.º ano de escolaridade permitem uma abordagem do ponto de vista da História da Matemática, privilegiando o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas? (2) Que exemplos existem nos manuais escolares do 6.º ano de escolaridade, ao nível da abordagem histórica de conceitos matemáticos, que privilegiem o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas? (3) Que estratégias de generalização mobilizam os alunos na resolução de tarefas matemáticas envolvendo episódios da História da Matemática? Nesta investigação, de natureza qualitativa, foram recolhidos dados através de uma observação participante. Atendendo aos objetivos do estudo foram recolhidos dados, em algumas aulas de Matemática de uma turma de 6.º ano de escolaridade, sendo eles as notas de campo e os registos dos alunos (resoluções das tarefas implementadas). Os resultados deste estudo pretendem mostrar como o uso de tarefas que recorrem a episódios da História da Matemática permitem e contribuem para o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas, no 6.º ano de escolaridade, bem como auxiliam os alunos a compreender os conteúdos programáticos que se pretendem lecionar.