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- Efetividade de um programa de enfermagem de reabilitação no equilíbrio, marcha e independência funcional em idosos hospitalizadosPublication . Limão, Ricardo Patrício; Martins, Rosa Maria LopesEnquadramento: Os idosos, revelam crescentemente, maior suscetibilidade às doenças e consequentes hospitalizações. Um dos principais desafios colocados aos enfermeiros especialistas de enfermagem de reabilitação é a minimização do risco de declínio funcional das pessoas idosas aquando da hospitalização. O seu papel na reabilitação do equilíbrio, marcha e independência funcional são preponderantes. Objetivos: Avaliar a efetividade de um programa de exercícios de enfermagem de reabilitação no equilíbrio, marcha e independência funcional em idosos hospitalizados, bem como fatores determinantes. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, quase experimental, transversal, realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 40 idosos internados no serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A intervenção consiste num programa de exercícios de enfermagem de reabilitação multicomponente. Para a mensuração das variáveis utilizou-se um instrumento de colheita de dados que integra uma secção de caracterização sociodemográfica, clínica, a escala de Medida de Independência Funcional e o Teste de Tinetti. Resultados: Após uma semana de programa de exercícios de Enfermagem de Reabilitação houve uma variação positiva de 45% na média de valores de equilíbrio, de 48,8% na marcha e de 15,5% na independência funcional dos idosos sujeitos a intervenção. A variação positiva aconteceu em 97,5% dos idosos para o equilíbrio, em 92,5% dos idosos para a marcha e em 97,5% dos idosos para a independência funcional. Conclusão: O programa de exercícios de enfermagem de reabilitação parece ser efetivo na melhoria e no restabelecimento do equilíbrio, na marcha e na independência funcional dos idosos hospitalizados, dada a melhoria significativa dos scores destas variáveis após uma semana de treino.
- Dotações percebidas pelos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação em PortugalPublication . Silva, Isac Leandro Faria da; Albuquerque, Carlos Manuel SousaEnquadramento: No âmbito dos sistemas e organizações de saúde é primordial refletir sobre as práticas de cuidados tendo por base a qualidade e segurança dos cuidados. Devido à dotação desconhecida de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação e à carência de estudos que contradigam este paradigma, tornou-se imperioso conhecer a realidade destes profissionais. Assim, o objetivo central consiste em conhecer as dotações em Enfermagem de Reabilitação, bem como os seus determinantes, nos Cuidados de Saúde Primários, Cuidados de Saúde Hospitalares e Cuidados Continuados Integrados. Métodos: Estudo de natureza quantitativa do tipo descritivo-correlacional e exploratório, com recurso a uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 530 Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação, maioritariamente do género feminino (73.6%), com uma média de idades de 39.35 anos. A recolha de dados foi realizada no período de 10 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018, por meio de questionário on-line de autopreenchimento construído para o efeito. Resultados: Constatámos que, embora a maioria dos profissionais (69.8%) exerça funções especializadas, 58.9% executam-nas a tempo integral e 53.3% a tempo parcial. Quanto ao tempo ideal e real para a prestação de cuidados, observámos que existem diferenças estatisticamente significativas na maioria dos serviços/unidades analisados e, portanto, diferenças entre o rácio real e percebido, nomeadamente na Equipa de Cuidados Continuados Integrados, Unidade de Cuidados Intensivos, Outras Especialidades Médicas, Neurocirurgia e Medicina Física e Reabilitação, assim como nas instituições de Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares. Verificámos, ainda, que o aumento do tempo de experiência e de especialização tende a estar associado com a perceção de rácio inferior, sendo este aspeto mais notório no tempo de experiência profissional. Conclusões: Os resultados evidenciaram que o aumento do tempo de cuidados e, consequentemente, a redução do rácio de utentes traduzem a necessidade de dotar a tempo integral as instituições com Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação, quantitativa e qualitativamente. Desta premissa resulta consequências diretas na melhoria funcional e na satisfação do utente, bem como uma redução e antecipação de complicações face a uma alta precoce.
- A generalização de ideias matemáticas no 6.º ano de escolaridade em tarefas que recorrem a episódios da História da MatemáticaPublication . Ferreira, Liliana Silva; Martins, Ana PatríciaA integração da História da Matemática no ensino da Matemática é defendida por alguns autores. Embora haja autores que defendem a sua integração, existem autores que não partilham da mesma opinião. Após análises de documentos curriculares, como Programas de Matemática e Metas curriculares de Matemática bem como manuais escolares verificou-se que, atualmente, não se dá enfase ao uso da História da Matemática para a lecionação de conteúdos matemáticos, ao nível do 6.º ano de escolaridade. Esta investigação tem como objetivo aferir formas de trabalho na sala de aula de Matemática que recorram a episódios da História da Matemática, isto porque esse recurso pode trazer consigo várias potencialidades no ensino/aprendizagem da Matemática bem como podem contribuir para o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas. Para tal, foram formuladas as seguintes questões: (1) Que tópicos matemáticos do 6.º ano de escolaridade permitem uma abordagem do ponto de vista da História da Matemática, privilegiando o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas? (2) Que exemplos existem nos manuais escolares do 6.º ano de escolaridade, ao nível da abordagem histórica de conceitos matemáticos, que privilegiem o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas? (3) Que estratégias de generalização mobilizam os alunos na resolução de tarefas matemáticas envolvendo episódios da História da Matemática? Nesta investigação, de natureza qualitativa, foram recolhidos dados através de uma observação participante. Atendendo aos objetivos do estudo foram recolhidos dados, em algumas aulas de Matemática de uma turma de 6.º ano de escolaridade, sendo eles as notas de campo e os registos dos alunos (resoluções das tarefas implementadas). Os resultados deste estudo pretendem mostrar como o uso de tarefas que recorrem a episódios da História da Matemática permitem e contribuem para o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas, no 6.º ano de escolaridade, bem como auxiliam os alunos a compreender os conteúdos programáticos que se pretendem lecionar.