Browsing by Author "Ferreira, Lisete Maria Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão LafõesPublication . Ferreira, Lisete Maria Teixeira; Sá, Filipe Alexandre Almeida Ningre de; Pinto, Maribel Santos MirandaAo longo dos tempos, sérias transformações têm vindo a operar-se em todos os setores socias, graças aos avanços das tecnologias e à sua incontrolável disseminação. O setor educativo tem sido o mais fustigado, mercê do compromisso que assumiu, desde sempre, com a sociedade. A criação de projetos que apelam à implementação das TIC nas escolas constituem um exemplo desse acordo. A criação do projeto “Future Classroom Lab” (FCL) pela European Schoolnet (EUN) e a divulgação dos resultados pelo iTEC (Innovative Te-chnologies for an Engaging Classroom) apelam para a importância das TIC, disseminação e sua implementação nas Escolas. Propiciadoras da criação de cenários educativos inovadores, impõem-se como um meio privilegiado para o uso da tecnologia nas áreas do investigar, criar, apresentar, interagir, partilhar, e desenvolver o conhecimento. Estas são motivadoras das aprendizagens do aluno, permitindo implementar uma nova dinâmica e organização do ensino. Decorrente daquele pressuposto o objetivo geral do presente trabalho traduziu-se na realização de um estudo na Região Dão Lafões, relacionado com as Salas de Aula do Futuro, cujo foco incidiu nas práticas educativas, fruto das metodologias de ensino e aprendizagem atualmente utilizadas nesses espaços que fomentam a motivação. A metodologia adotada, de natureza quantitativa, foi o inquérito por questionário - instrumento de recolha de dados - e a análise estatística como técnica. Trata-se de um estudo, que contou com cento e vinte e um indivíduos – oitenta e nove alunos e trinta e dois professores. Os resultados obtidos demonstraram que a amostra escolhida para o estudo em questão, pouco contacto teve com um cenário educativo com aquelas características, contudo, foram recetivos à inovação e reconheceram a mais-valia que as Salas de Aula do Futuro podem constituir para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.