Browsing by Author "Ferreira, Manuela Maria da Conceição"
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- Auto‐Conceito da Grávida – Factores AssociadosPublication . Silveira, Carla Sofia Pascoal; Ferreira, Manuela Maria da ConceiçãoA gravidez, sendo um momento privilegiado de transformações pessoais e sociais, muda inevitavelmente a vida de uma mulher, ao ponto de questionar a sua própria identidade e conceito pessoal, em todo o processo de adaptção a uma nova condição e papel. A forma como a grávida vivencia todas as mudanças e os acontecimentos significativos exige, em termos desenvolvimentais, um duplo esforço físico e psicológico, nem sempre fáceis de gerir, no sentido de prevenir desequilíbrios e perturbações emocionais. Realizou-se um estudo quantitativo, transversal, decritivo-correlacional e analítico, com o objectivo de analisar o auto-conceito da grávida, bem como a influência de variáveis socio-demográficas e obstétricas. Utilizou-se para o efeito um questionário destinado à caracterização da amostra e o Inventário Clínico de Auto-Conceito de Vaz Serra (1986), tendo sido inquiridas 219 grávidas. Do estudo conclui-se que o exercício da actividade profissional influencia a auto-eficácia da grávida, mas não as outras dimensões do auto-conceito; o estado civil influencia o auto-conceito da grávida, excepto a dimensão maturidade pscológica; a paridade influencia a dimensão impulsivide/actividade; a patologia obstétrica, a idade da grávida, o tempo de gestação e a aceitação por parte da mulher não influenciam o seu auto-conceito.
- Comportamentos contraceptivos de estudantes portugueses do ensino superiorPublication . Santos, Maria José de Oliveira; Ferreira, Elisabete Maria Soares; Ferreira, Manuela Maria da ConceiçãoObjetivo: Caracterizar as práticas contraceptivas de estudantes do ensino superior e identifi car fatores que contribuem para a utilização dos diferentes métodos contraceptivos. Método: Foi realizado um estudo transversal, descritivo-correlacional, numa amostra de 1946 estudantes, com idade média de 21 anos (20,74±2,32), que frequentavam cursos de uma Universidade do norte de Portugal. Resultados: Dos fatores estudados, o gênero feminino, as idades mais novas, o comportamento anterior de usar o preservativo, o conhecimento sobre contracepção, a atitude e autoefi cácia para usar o preservativo estiveram associados a escolhas contraceptivas mais seguras. Conclusão: Investir na educação sexual dos jovens adultos é uma importante estratégia de saúde pública, que pode potenciar escolhas mais adequadas e melhorar adesão à contracepção, diminuindo o risco de gravidez indesejada e de infeções sexualmente transmissíveis.