Browsing by Author "Ferreira, Mariana Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo de sesta na Educação PréEscolar e a sua importância na perspetiva de educadores de infância e de pais/encarregados de ePublication . Ferreira, Mariana Gomes; Ribeiro, Esperança JalesO presente relatório está dividido em duas grandes partes. A primeira parte é de índole reflexiva, na qual estão expressas reflexões acerca das práticas vivenciadas no decurso dos estágios no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, tendo como base de orientação os Padrões de Desempenho Docente plasmados no Despacho n.º 16034/2010. Nesta reflexão crítica é feita uma abordagem e introspeção às competências que foram desenvolvidas no decurso dos vários estágios, considerando o trabalho desenvolvido nas diferentes formas de estágio vivenciadas. Por seu turno, a segunda parte do relatório é dedicada a um trabalho de investigação que tem foco na temática do sono, mais concretamente, o tempo de sesta na Educação Pré-Escolar. O sono constitui uma necessidade fisiológica que todos temos, embora cada ser, na sua individualidade, padeça de necessidades distintas de tempo de sono, todos precisamos dele para viver. É nesta lógica que o sono é imprescindível e deve ser cuidado desde cedo para evitar distúrbios de sono e consequentes repercussões no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. O estudo que desenvolvemos é de cariz qualitativo e de natureza descritiva e exploratória com o recurso à aplicação de questionários a educadores de infância e a pais/encarregados de educação com o intuito de recolher dados que permitissem atingir os objetivos visados com o mesmo, a saber, compreender a importância da sesta na Educação Préescolar e percecionar as suas vantagens ou desvantagens na perspetiva de educadores de infância e de pais/encarregados de educação. Os resultados evidenciam que embora as crianças, de uma maneira geral, não usufruam do tempo de sesta, por não ser obrigatória, todos reconhecem que existem implicações decorrentes da privação do tempo de sesta, essencialmente ao nível do bem-estar físico, social, psicológico e cognitivo das crianças.