Browsing by Author "Ferreira da Mata, Helena Clara Carvalho da Cruz"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação inclusiva e alunos com Currículo Específico Individual (CEI): perceções da comunidade educativaPublication . Ferreira da Mata, Helena Clara Carvalho da Cruz; Ribeiro, Esperança Jales; Fernandes, RosinaAs diretrizes internacionais têm conduzido a legislação portuguesa num caminho sem retorno em direção a uma escola para todos, que se quer inclusiva. O direito à educação está há muito consagrado na lei, mas tem diferentes leituras se falarmos de alunos com uma Perturbação do Desenvolvimento Intelectual acentuada. As experiências vividas pela maioria destes alunos não cumprem os princípios defendidos na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que mantém as questões relacionadas com este grupo particular sob a perspetiva dos direitos humanos. Com esta investigação, pretende-se conhecer as perceções da comunidade educativa, através dos seus representantes nos órgãos de gestão, no que diz respeito aos alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual a quem foi aplicada a medida Currículo Específico Individual. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário, com base no Index para a Inclusão, a 25 elementos dos órgãos de gestão de uma escola. Os resultados permitem concluir que os participantes percecionam de uma forma positiva as questões relacionadas com a criação de culturas inclusivas (construção do sentido de comunidade e estabelecimento de valores inclusivos) e o desenvolvimento de uma escola para todos. No entanto, há um longo trabalho a realizar, nomeadamente, no sentido de promover práticas inclusivas (organização da aprendizagem e mobilização de recursos) e de implementar políticas inclusivas, sobretudo na organização do apoio à diversidade. Contribuindo para aprofundar o conhecimento das perceções da comunidade educativa acerca da inclusão, este estudo constitui-se como um ponto de partida para uma intervenção que responda às necessidades demonstradas. Permitiu ainda uma reflexão sobre a relevância do papel dos órgãos de gestão na conceção, defesa e promoção de um projeto educativo inclusivo e na responsabilização de orientar todos os elementos da comunidade a trabalhar na construção de uma escola para todos.