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- Prática de ensino supervisionada com enfoque investigativo na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico na educação pré-escolar em contexto de ensino regularPublication . Pereira, Fátima do Rosário Faria; Ribeiro, Esperança Jales
- Dependência a videojogos e a perceção de satisfação com o suporte social em adolescentesPublication . Almeida, Maria João Claro de; Amante, Maria João; Sargento, JoséNos últimos anos tem-se assistido a uma evolução vertiginosa da tecnologia e as novas gerações fazem uso constante de dispositivos eletrónicos e da internet, com diversas finalidades, entre elas a comunicação e o entretenimento. Os videojogos, sobretudo o jogo online, são hoje uma das atividades preferidas dos jovens. Apesar de vários aspetos positivos associados a esta atividade, nomeadamente o desenvolvimento cognitivo e até a interação social, ela não está isenta de riscos, como o desenvolvimento de dependência a videojogos, já considerada uma doença mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vários estudos mostram o impacto negativo que os videojogos podem ter no ajustamento psicossocial, comportamento e socialização de crianças e adolescentes. De facto, a relação estabelecida com a tecnologia pode interferir com a qualidade dos relacionamentos e vice-versa. O suporte social assume um papel fundamental no desenvolvimento e bem-estar dos adolescentes, sendo o apoio da família e o apoio dos amigos particularmente importantes para uma adaptação bem-sucedida a esta fase do ciclo de vida. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar a relação entre o grau de dependência aos videojogos e a perceção de satisfação com o suporte social em adolescentes. A amostra é constituída por 135 estudantes do 3º ciclo e ensino secundário, de um agrupamento de escolas da região centro, inquiridos através de um questionário sociodemográfico, da Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 2011) e da Portuguese Internet Gaming Disorder Scale – Short-Form (Pontes & Griffiths, 2016). Os resultados deste estudo revelam que existe uma relação entre a dependência a videojogos e a satisfação com o suporte familiar, que são os adolescentes do sexo masculino que apresentam maior grau de dependência a videojogos e que as retenções no percurso escolar não estão correlacionadas nem com os comportamentos de dependência a videojogos nem com a perceção de satisfação com o suporte social.
- Educação inclusiva e alunos com Currículo Específico Individual (CEI): perceções da comunidade educativaPublication . Ferreira da Mata, Helena Clara Carvalho da Cruz; Ribeiro, Esperança Jales; Fernandes, RosinaAs diretrizes internacionais têm conduzido a legislação portuguesa num caminho sem retorno em direção a uma escola para todos, que se quer inclusiva. O direito à educação está há muito consagrado na lei, mas tem diferentes leituras se falarmos de alunos com uma Perturbação do Desenvolvimento Intelectual acentuada. As experiências vividas pela maioria destes alunos não cumprem os princípios defendidos na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que mantém as questões relacionadas com este grupo particular sob a perspetiva dos direitos humanos. Com esta investigação, pretende-se conhecer as perceções da comunidade educativa, através dos seus representantes nos órgãos de gestão, no que diz respeito aos alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual a quem foi aplicada a medida Currículo Específico Individual. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário, com base no Index para a Inclusão, a 25 elementos dos órgãos de gestão de uma escola. Os resultados permitem concluir que os participantes percecionam de uma forma positiva as questões relacionadas com a criação de culturas inclusivas (construção do sentido de comunidade e estabelecimento de valores inclusivos) e o desenvolvimento de uma escola para todos. No entanto, há um longo trabalho a realizar, nomeadamente, no sentido de promover práticas inclusivas (organização da aprendizagem e mobilização de recursos) e de implementar políticas inclusivas, sobretudo na organização do apoio à diversidade. Contribuindo para aprofundar o conhecimento das perceções da comunidade educativa acerca da inclusão, este estudo constitui-se como um ponto de partida para uma intervenção que responda às necessidades demonstradas. Permitiu ainda uma reflexão sobre a relevância do papel dos órgãos de gestão na conceção, defesa e promoção de um projeto educativo inclusivo e na responsabilização de orientar todos os elementos da comunidade a trabalhar na construção de uma escola para todos.