Browsing by Author "Figueiredo, Ana Margarida Gomes"
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- Metodologia de cuidados Humanitude : perceção dos enfermeirosPublication . Figueiredo, Ana Margarida Gomes; Ribeiro, Olivério de PaivaAs mudanças na cultura de saúde levam os enfermeiros a procurar novas estratégias que concorram para a melhoria da qualidade dos cuidados. A Metodologia de Cuidados Humanitude (MCH) é uma dessas estratégias. Neste sentido, optou-se pela realização de um estudo exploratório descritivo com o objetivo de identificar e analisar as perceções de enfermeiros que a utilizam. O estudo envolveu sete enfermeiros com formação na metodologia. Os dados foram obtidos pelo recurso a entrevistas semiestruturadas e investigação foi realizada segundo a técnica de análise de conteúdo. Da análise dos dados emergiram seis temas centrais: conceito de Metodologia de Cuidados Humanitude, razões para a formação, perspetiva sobre benefícios, dificuldades na aplicação da metodologia, perspetiva sobre o que facilita a aplicação e contributo da metodologia para a melhoria da qualidade dos cuidados. Os enfermeiros percecionam a MCH como uma metodologia de origem na prática, fundamentada no respeito pelo ser humano, mas com base em conhecimento científico e ainda em construção. Consideram a existência de diferentes razões para a realização de formação, como a necessidade de aprendizagem permanente e a constatação da eficácia da metodologia na prática, assim como a existência de benefícios decorrentes da sua aplicação que vão desde os profissionais e pessoas cuidadas, até às famílias e instituições onde se encontra implementada. Consideram também a existência de aspetos que dificultam e facilitam a aplicação da metodologia relacionados com os profissionais, pessoas cuidadas e instituições, sendo que a falta de profissionais e de formação prática são os mais prementes. De uma forma geral os enfermeiros participantes reconhecem a contribuição da MCH para o aumento da qualidade dos cuidados de enfermagem, tanto pela adequação destes à singularidade da pessoa como pela melhoria em termos técnicos e éticos. Neste sentido conclui-se a necessidade de alargar a formação sobre a metodologia a um maior número de enfermeiros, bem como a outros profissionais de saúde. Palavras-chave: humanitude; enfermagem; cuidar.
- Percursos de intervenção educativa : Um estudo sobre capacidades de visualizaçãoPublication . Figueiredo, Ana Margarida Gomes; Ribeiro, António; Gomes, HelenaResumo O trabalho que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete o processo de práticas, de reflexão e de investigação nos dois níveis de ensino. Através da reflexão para a ação, na ação e, posteriormente, com a concretização das intervenções educativas, delineou-se um estudo, com o intuito de compreender de que modo a realização de um conjunto específico de tarefas matemáticas, concorre para o desenvolvimento de capacidades de visualização. Contudo, após a implementação do 1º teste de visualização definiu-se que a sequência de tarefas incidia sobre o desenvolvimento da memória visual. O estudo foi desenvolvido numa turma do 1º Ano de Escolaridade e optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa numa das suas variantes: o estudo de caso. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso particular destes alunos e do contexto em que estão inseridos, têm capacidades de visualização espacial em diferentes níveis de desenvolvimento. Ao nível da memória visual e após a implementação de uma sequência de tarefas, pôde concluir-se, ainda, que os alunos, através da resolução do conjunto de tarefas propostas, desenvolveram, de alguma forma, tais capacidades. No entanto, um estudo mais aprofundado permitiria compreender melhor tal evolução.