Browsing by Author "Filipe, Ana Isabel das Neves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Motivar para escrever : As oficinas de escritaPublication . Filipe, Ana Isabel das Neves; Balula, João Paulo RodriguesO facto de sermos conhecedores da problemática que o ensino da escrita representa no 1º Ciclo do ensino básico através da constatação empírica dos resultados pouco satisfatórios dos alunos a esse nível e inconformados com a falta de motivação que os alunos revelam hoje em dia pela escrita, levou6nos a realizar o presente estudo que pretende aprofundar a problemática da motivação para a escrita. Para isso, foram formuladas três questões que serviram de fio condutor ao longo de todo este processo e às quais tentámos dar resposta: • Qual a razão que leva os nossos alunos a não gostarem de escrever? • Por que razão demonstram os professores tanta dificuldade em cativar os seus alunos para a escrita? • Em que medida o desenvolvimento de um programa de Oficinas de Escrita contribui para a motivação e melhoria dos escritos dos alunos? A fim de responder a tais questões, foi traçado o seguinte desenho investigativo: pré6teste (questionário), plano de acção, pós6teste (questionário), desta forma combinámos a metodologia qualitativa através da investigação6acção, e quantitativa através da aplicação de questionários. No plano de acção, foi desenvolvido um trabalho sistemático no âmbito do ensino da escrita, tendo em conta a importância do ensino explícito dos seguintes processos: a planificação, a textualização, a revisão, a correcção dos textos e a sua possível reescrita. Foi ainda realizado um trabalho de escrita criativa, estando estas duas componentes inseridas na oficina de escrita. A par deste trabalho, foi ainda realizado um estudo com os professores do agrupamento em que leccionámos, a fim de podermos verificar se os professores utilizam, ou não, estratégias pedagógicas motivadoras e inovadoras para o ensino da escrita. Nesta medida, constata6se que, de facto, os alunos ficaram mais motivados para a escrita, no entanto, e relativamente aos professores, concluímos que a maioria ainda não utiliza, no ensino da escrita, actividades motivadoras e potenciadoras do seu desenvolvimento.