Browsing by Author "Frias, Sandra Catarina Mota de"
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- O Storytelling no Turismo Cultural - Estudo dos Centros Históricos Património Mundial em Portugal ContinentalPublication . Frias, Sandra Catarina Mota de; Fernandes, Carla Maria Alves da Silva; Sebastião, Maria João Santos Amante RodriguesAs atrações culturais e patrimoniais desempenham um papel importante no turismo enquanto ícones de tendência da cultura global, nas quais os locais Património Mundial devem ser incluídos, o que irá servir para reforçar as identidades locais (Richards, 2012). Assim sendo, a certificação a Património Mundial da UNESCO torna-se bastante desejada, porque uma vez concedida as pessoas passam a reconhecer o lugar como distinto e único. Essas características são ativos que ajudam a atrair turistas. O storytelling é usado na interpretação do património histórico. As histórias ajudam a tornar o destino mais atraente, proporcionando uma experiência mais significativa aos turistas. Quando as pessoas se encontram conectadas por meio de uma história, é mais provável que elas se recordem da experiência. No entanto, a experiência de consumo é uma área ainda pouco compreendida (Healy, Beverland, Oppewal, & Sands, 2007), particularmente em questões relativas a experiências de contar histórias no contexto do turismo de património. As experiências turísticas devem ser distintas daquelas encontradas em situações quotidianas, devem envolver os turistas numa construção ativa de significado, tornando assim, as informações mais acessíveis (Moscardo, 2009). Este artigo pretende analisar as experiências pré-turísticas nos Centros Históricos Património Mundial em Portugal continental como, Guimarães e Porto (norte de Portugal) e Évora (sul de Portugal), através da análise de conteúdo da informação disponibilizada nos seus sites oficiais. A metodologia utilizada baseou-se na análise de conteúdo, uma técnica de pesquisa qualitativa que permite o exame sistemático e replicável de símbolos de comunicação (Riffe, Lacy, & Fico, 1998), fixado num código pré-definido e categorizado com base na revisão da literatura sobre experiências turísticas, turismo cultural e narração de histórias. Para uma boa divulgação dos destinos turísticos é importante que a comunicação com os turistas seja efetiva, não apenas durante as visitas, mas também no momento da pré- experiência, identificando as características do lugar e das pessoas, os factos históricos, as atividades e eventos, por forma a criar e dramatizar potenciais experiências turísticas, fazendo uso do storytelling, para que estas se tornem quase reais. Algumas limitações são apresentadas. Em primeiro lugar, o estudo concentrou-se apenas nos Centros Históricos Património Mundial em Portugal continental, o que torna os resultados limitados. Em segundo lugar, o estudo analisou apenas parte de toda a experiência turística, concentrando-se na fase da pré-experiência turística. E, finalmente, o estudo pode omitir e, portanto, não considerar outras dimensões relevantes relacionadas com o storytelling. Contar histórias agrega valor aos destinos, promovendo heranças históricas e culturais. Assim, as experiências turísticas devem ser vendidas como únicas, memoráveis e pessoais (Pine & Gilmore, 1999). Ao cria-las dessa forma, é importante entender o que motiva as pessoas, de que maneira elas dão sentido às suas vidas e identificar quais as experiências significativas que realmente as tocam e modificam (Bosangit, Hibbert, & McCabe, 2015). De acordo com o conceito de Moscardo (2010), o storytelling é principalmente uma atividade pós-consumo. Os consumidores contam histórias aos outros para retransmitir memórias da experiência vivida, bem como os seus significados em termos de identidade.