Browsing by Author "Garcia, Elisabete dos Santos de Almeida"
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- Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolarPublication . Garcia, Elisabete dos Santos de Almeida; Gomes, António Ferreira, orient.RESUMO O enfoque principal do presente estudo recai sobre a avaliação das aprendizagens das crianças, na Educação Pré-Escolar, abordando as suas especificidades e particularidades. O enquadramento teórico, incide sobre, a avaliação no ensino e a sua evolução ao longo dos tempos, uma abordagem à gestão curricular na Educação Pré-Escolar e aos normativos legais que lhe servem de suporte, uma breve incursão sobre o currículo High Scope e Educação Experiencial e sobre a avaliação na Educação Pré- Escolar. A opção em termos de metodologia assenta numa investigação de índole qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, com os objectivos de conhecer de forma consistente e pormenorizada as práticas de avaliação de 16 educadoras, de um agrupamento de escolas da região centro, onde desempenhamos funções de assessoria. Ao realizarmos o presente estudo estabelecemos como objectivos: conhecer as concepções de avaliação das aprendizagens das crianças, que as educadoras possuem; descortinar as suas práticas de avaliação; contribuir para uma reflexão aprofundada, sobre a avaliação que se realiza; promover a coesão e partilha entre as educadoras do agrupamento; transformar os processos de liderança, que desenvolvemos, relativamente ao grupo de Educação Pré-Escolar, de modo a que adquiriram maior dimensão pedagógica. A recolha de dados efectuou-se através da realização de entrevistas em gruposfoco e da observação participante durante uma reunião de partilha de experiências sobre a avaliação por portefólio, no âmbito da promoção de práticas colaborativas no departamento curricular da Educação Pré-Escolar. Os resultados mais relevantes do estudo revelam que as educadoras consideram a avaliação das aprendizagens das crianças imprescindível para o trabalho que desenvolvem, sendo essencial que haja um investimento na formação contínua, relacionada com esta temática. Consideram que o trabalho colaborativo no departamento de Educação Pré-Escolar, no âmbito da avaliação, contribuirá para o desenvolvimento e melhoria das práticas avaliativas que desenvolvem. Ao desenvolvermos o presente estudo pretendemos contribuir para um melhoria das práticas de avaliação, desenvolvidas nos nossos jardins de infância e para a compreensão das especificidades que a avaliação na Educação Pré-Escolar comporta.