Browsing by Author "Germiniani, Luiz Felipe"
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- Análise da perceção de conforto térmico em alojamentos universitáriosPublication . Germiniani, Luiz Felipe; Oliveira, António Manuel Figueiredo Freitas de; Krüger, Eduardo LeiteEstudos mostram que as condições de conforto ambiental podem afetar o desempenho, o bem-estar e a saúde das pessoas. Além dos impactos sociais, edifícios que não contribuem para as condições de conforto também trazem prejuízo financeiro, pois demandam maior consumo de energia com aquecimento e/ou arrefecimento. Isso mostra a importância em entender, estudar e aprimorar este campo na engenharia civil. Especificamente no caso de estudantes, o ambiente físico pode influenciar na perfomance e no aprendizado. O presente trabalho visa avaliar as condições de conforto ambiental interior nas residências utilizadas por estudantes do ensino superior na cidade de Viseu, em Portugal. Utilizou-se de duas formas de análise, subjetiva e objetiva. O conforto subjetivo foi extraído por meio de questionário, respondido por uma amostra de 94 estudantes em períodos distintos do ano de 2022, de forma a representar as estações de aquecimento e arrefecimento. No mesmo período, através da medição de parâmetros físicos em um cômodo de um alojamento estudantil, foi realizada a análise objetiva. Na sequência, mediante a suposição de que as condições higrotérmicas medidas no interior do cômodo são as mesmas que as dos locais onde foram respondidos os inquéritos, comparou-se os dados das duas análises utilizando-se do modelo adaptativo de conforto térmico. O estudo evidenciou que na estação de arrefecimento mais da metade dos entrevistados manifestaram desconforto, enquanto que na estação de aquecimento um quarto dos entrevistados. Diante disso, reforça-se a necessidade de conferir maior atenção às condições de conforto ambiental interior e a sua estreita relação com a envolvente dos edifícios, priorizando a aplicação de soluções passivas, na busca de menor gasto energético e consequente redução do impacto ao meio ambiente.