Browsing by Author "Gomes, Carlos Manuel Amaral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do Método de Monte Carlo ao estudo da influência dos dados de entrada na simulação energética de edifícios escolaresPublication . Gomes, Carlos Manuel Amaral; Almeida, RicardoO presente trabalho tem como principal objetivo a aplicação do método de Monte Carlo ao estudo da influência dos dados de entrada na simulação energética de edifícios escolares. Pretende-se perceber como se comporta a energia das salas de aula perante a variabilidade dos parâmetros de entrada. Para tal, foram definidos alguns dados de entrada da simulação como variáveis aleatórias com uma determinada média e desvio padrão e com distribuição normal. As variáveis escolhidas para este caso de estudo foram a densidade de pessoas, o metabolismo, a ventilação (considerando dois cenários distintos), a iluminação e a condutibilidade térmica do reboco interior e da cobertura. Os valores das amostras das variáveis de estudo foram obtidos aleatoriamente, através do método de Monte Carlo. Este método consiste em gerar valores aleatórios, assumindo uma determinada distribuição de probabilidade, criando vários cenários para essas variáveis. De forma a melhorar a eficiência do procedimento foi utilizado o método Hipercubo Latino. Foram geradas amostras de 25, 50, 100, 200 e 500 valores aleatórios para todas as varáveis de estudo com o objetivo de permitir efetuar uma análise de sensibilidade relativamente à exatidão e, consequentemente, ao número de casos necessários em estudos desta natureza. Depois das amostras serem geradas foram criados os respetivos ficheiros de dados e efetuadas as simulações utilizando o programa de simulação térmica e energética EnergyPlus. Todo o procedimento foi automatizado com recurso a macros programadas em Excel. Os resultados obtidos nas várias simulações foram analisados estatisticamente e tratados segundo uma análise descritiva. Foi efetuada uma análise às necessidades energéticas das salas de aula numa base mensal e relativamente ao total anual. Verificou-se que, dos parâmetros estudados, o que mais influencia as necessidades energéticas de aquecimento das salas de aula é a ventilação, concluindo-se que existe uma forte correlação linear entre ambos os parâmetros.