Browsing by Author "Holovko, Kateryna"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O simulacro na criação de ambientes imersivos como estratégia de ensino para Educação Visual e Educação TecnológicaPublication . Holovko, Kateryna; Pereira, JoséO presente relatório final de estágio é organizado em duas partes. A primeira corresponde à prática de ensino supervisionada e a segunda ao projeto de investigação, sendo que esta última tem como principal objetivo explorar o potencial do simulacro para a criação de um ambiente pedagógico imersivo em contexto de sala de aula e a forma como este favorece o processo de ensino/aprendizagem. Para o efeito, inicialmente, os conceitos de simulação e simulacro de Baudrillard foram problematizados e complementados com exemplos que ilustram a aplicação das suas premissas edificantes em diversos contextos, tais como as áreas da política, media, música, entre outras. Assim sendo, a reflexão privilegiou as implicações perniciosas da utilização do simulacro na manipulação de comportamentos e os seus aspetos positivos inerentes a intervenções de caráter pedagógico. Paralelamente, estabelecese uma correlação entre o discurso da arte digital e criação de ambientes imersivos e a forma como estes poderão migrar para o contexto pedagógico, especificamente para o espaço de aula de EV e ET. Em termos metodológicos optou-se por uma investigação de natureza qualitativa com a implementação de uma unidade de trabalho que foi escrutinada com uma recolha de dados apoiada em grelhas de observação, registo fotográfico e entrevista com focus group. Os resultados foram objeto de uma reflexão aturada e de análise de conteúdo da qual foi possível concluir que o simulacro pode constituir-se como um elemento motivador e potenciar um efeito positivo no processo de ensino/aprendizagem.