Browsing by Author "Jesus, Ana Filipa Covas de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Prática de ensino supervisionada com enfoque investigativo na qualidade das interações nas rotinas de cuidados em crechePublication . Jesus, Ana Filipa Covas de; Ribeiro, Esperança JalesResumo Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente Relatório Final de Estágio inclui duas partes distintas. A primeira diz respeito a uma reflexão crítica sobre a PES, realizada durante os dois últimos semestres do mestrado. A segunda parte incide sobre um estudo empírico, cujo enfoque investigativo centra-se na qualidade das interações nas rotinas de cuidados em creche. Para a realização da reflexão crítica recorremos aos materiais que desenvolvemos ao longo do estágio, à perspetiva de vários autores de referência, e ainda à legislação em vigor, com o propósito de refletirmos sobre todo o trabalho desenvolvido durante a nossa prática. Relativamente ao trabalho de investigação, o estudo feito é de natureza qualitativa, e contou com a utilização dos Protocolos de Observação Naturalista e com uma adaptação da Escala de Observação do Empenhamento do Adulto para o contexto de creche, para a recolha dos dados em dois contextos de creche do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que cada contexto apresenta realidades distintas, relativamente à qualidade das interações estabelecidas. Através da comparação feita à qualidade das interações ocorridas entre os adultos e as crianças observadas em ambos os contextos, concluímos que o adulto 1 não demonstrava ter atitudes de sensibilidade, ao contrário dos adultos 2 e 3. Assim, para as interações serem de qualidade, o adulto tem de demonstrar atitudes de sensibilidade e respeito pelas crianças. Também conseguimos apurar que as interações estabelecidas entre os profissionais e as crianças em creche, durante as rotinas de cuidados, são uma mais-valia na medida em que potenciam a estimulação da linguagem verbal da criança, enriquecem o seu vocabulário, possibilitam a socialização, fortalecem os laços de vinculação entre o adulto e a criança, e proporcionam novas aprendizagens. E ainda podemos concluir que a formação em geral, na educação de infância, não parece fazer a diferença quanto ao estabelecimento da vinculação.