Browsing by Author "Lopes, Susana Alexandra Pires"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Cuidados paliativos : conhecimentos dos estudantes de licenciatura em enfermagemPublication . Lopes, Susana Alexandra Pires; Ribeiro, Olivério Paiva, orient.Enquadramento: Atualmente os cuidados paliativos são reconhecidos como um elemento essencial dos cuidados de saúde e como tal é imperioso que os profissionais de saúde estejam preparados para implementar intervenções paliativas de qualidade. O enfermeiro está numa posição única para avaliar e cuidar do doente terminal e da sua família, dada a sua diferenciação técnico-científica, competência humana e relacional e o seu tempo de permanência junto do doente/família, tornando-se um elemento fundamental na assistência. Assim, a formação em cuidados paliativos assume um papel de relevo e deverá iniciar-se durante a formação pré-graduada. Objetivos: Identificar o nível de conhecimentos sobre cuidados paliativos dos estudantes de licenciatura em enfermagem; Descrever a relação das variáveis sociodemográficas, académicas e da formação em cuidados paliativos com os conhecimentos sobre cuidados paliativos. Métodos: O estudo transversal, de natureza descritiva foi realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 203 estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, 89.7% do sexo feminino, com uma média de idades de 22.33 anos, 45.3% do 3º ano e 54.7% do 4º ano, 67.0% com formação curricular e 24.1% com formação extracurricular em cuidados paliativos. O conteúdo do Questionário de Conhecimentos sobre Cuidados Paliativos - QCCP (Lopes & Ribeiro, 2012) foi construído com base na revisão da literatura e nos objetivos da investigação. Resultados: Verificamos que 40.4% dos estudantes apresentam conhecimentos de nível insuficiente, 29.1% suficiente e 30.5% de nível bom. A frequência de formação extracurricular em cuidados paliativos influencia significativamente os conhecimentos dos estudantes. Os estudantes do sexo masculino, os de idade ≤ a 21 anos, os do 4º ano e os detentores de formação curricular na área também revelaram melhores conhecimentos, face aos restantes. A maioria dos estudantes revelou conhecimentos sobre o conceito, os princípios, a filosofia e a organização dos cuidados paliativos, o controlo de sintomas, a comunicação, o apoio à família e o trabalho em equipa. Todavia, identificamos défice de conhecimentos sobre aspetos específicos da intervenção em cuidados paliativos, especialmente sobre o controlo de sintomas (controlo da dor e utilização da via subcutânea). Conclusões: As evidências encontradas realçam a necessidade de se investir na formação dos estudantes, nomeadamente sobre os aspetos específicos da intervenção paliativa em que revelaram défice de conhecimentos, capacitando-os para a adoção de boas práticas. Esta investigação iniciou o estudo psicométrico do QCCP, contudo, atendendo ao tamanho da amostra em estudo recomendamos o desenvolvimento de outras investigações a fim de prosseguir a sua validação. Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Conhecimentos; Estudantes; Enfermagem; Formação.