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- Estímulo da criatividade em EVT: Perceção do nível de criatividade dos alunos por parte do professorPublication . Malheiro, Rogério Manuel Azevedo; Cardoso, Ana Paula; Rodrigues, PaulaO presente estudo visa dois objetivos essenciais: verificar se os professores de Educação Visual e Tecnológica (EVT) avaliam com objetividade o nível criativo dos seus alunos e, ainda, observar quais as estratégias que estes colocam em prática, de forma a estimular a criatividade dos alunos. De referir, que este estudo foi implementado em 2012, quando existia a disciplina de EVT, que foi, posteriormente, desmembrada em duas outras, a Educação Visual e a Educação Tecnológica, na sequência da revisão da estrutura curricular que entrou em vigor no ano letivo 2012-13. De salientar que esta alteração acarretou também mudanças no regime de docência em par pedagógico, que vigorava aquando da recolha de dados. Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, a fim de perceber o que é a criatividade e o que é ser criativo. Efetuámos também recolha bibliográfica acerca de métodos de estímulo da criatividade, de forma a auxiliar esta prática em contexto educativo. Em termos empíricos, realizámos uma investigação quantitativa, de carácter descritivo e comparativo, com recurso ao inquérito por questionário e ao Teste de Pensamento Criativo de Torrance (TPCT). Relativamente ao primeiro, criámos duas versões, uma aplicada aos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, a lecionarem no concelho de Viseu, e a outra administrada aos professores das duas turmas que realizaram o TPCT (uma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade); esta versão distingue-se da anterior, por ter uma terceira parte em que se pede ao professor para seriar os seus alunos por níveis criativos. Os dados obtidos permitem concluir não há diferenças estatisticamente significativas entre a avaliação da criatividade dos alunos obtida pelo teste de Torrance e o nível criativo atribuído pelos professores e, também, que há concordância na avaliação do nível de criatividade dos alunos pelo par pedagógico. Podemos ainda verificar, relativamente ao estímulo da criatividade dos alunos, que os professores optam, mais frequentemente, por estímulos psicológicos e, menos frequentemente, por estratégias que envolvem a realização de trabalhos/investigação, de forma a desenvolverem a criatividade.
- Rotina diária segundo a perspetiva das criançasPublication . Clemente, Vera Cristina Gonçalves; Gomes, António Ferreira; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o projeto de investigação. O documento divide-se em duas partes: na primeira, são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada II, que decorreu no 1.º Ciclo do Ensino Básico, e Prática de Ensino Supervisionada III, que decorreu na Educação Pré-Escolar; na segunda parte, é apresentado o projeto de investigação que consistiu na análise da perspetiva das crianças acerca da rotina da sua sala de jardim-de-infância, focando a organização e uso do tempo e do espaço, assim como a iniciativa das crianças na tomada de decisão. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa que adotou como procedimentos metodológicos observações diretas, assim como entrevistas a quatro crianças e à respetiva educadora de infância de modo a compreender como está organizado e é usado o tempo e o espaço na organização das experiências educativas, ou seja, a rotina da sala e, assim, analisar a perceção das crianças sobre esta. Os resultados da investigação mostraram que as crianças conseguem identificar os momentos que compõem a rotina da sua sala, identificando o seu momento preferido e propondo alterações tanto aos momentos do dia, ou seja à organização do tempo e do espaço, como ao seu uso. As crianças têm também bem definidos quais os seus momentos do dia preferidos, assim como as áreas de interesse que lhes despertam mais a atenção. A investigação mostrou ainda que as crianças têm maneiras diferentes de atuar perante a tomada de decisões, percebemos que apenas algumas crianças se sentem completamente à vontade para comentar ou sugerir novas/diferentes atividades, apesar de saberem que o podem fazer e em que momentos do dia.
- E-Cadherin and β-Catenin Expression during Urothelial Carcinogenesis Induced by N-butyl-N-(4-hydroxybutyl) nitrosamine in MicePublication . Vasconcelos-Nóbrega, C.; Costa, C.; Vala, Helena; Colaço, A.; Santos, L.; Lopes, C.; Oliveira, PABACKGROUND: E-cadherin and β-catenin are adhesion molecules that promote integrity and stability of the urothelium. A decrease in theirexpression is associated with more aggressive tumour phenotypes with the ability to invade and metastasize. MATERIAL AND METHODS: 45 ICR male mice were used, of which 25 received N-butyl-N-(4-hydroxybutyl)nitrosamine (0.05%) in drinking water for a period of 12 weeks. Immunohistochemical expression was evaluated in all urinary bladder preparations for E-cadherin and for β-catenin. RESULTS: Preneoplastic lesions showed staining patterns similar to normal urothelium. In simple and nodular hyperplasia, membrane staining was dominant (66.7-78.6 and 50-100%, respectively). In dysplasia a cytoplasmic pattern was prevalent (86.7-100%). Neoplastic lesions exhibit an abnormal staining pattern (100%) with heterogeneous staining (cytoplasmic, nuclear and membrane staining). A strong correlation was observed between both adhesion molecule staining patterns (r = 0.83; p = 0.039). CONCLUSIONS: In mice, as in humans, E-cadherin and β-catenin are valuable tools to investigate cellular adhesion status of urothelium and can be considered as indicators of tumour aggressiveness and evolution.
- Effects of elevated temperature and atmospheric carbon dioxide concentration on the emissions of methane and nitrous oxide from Portuguese flooded rice fieldsPublication . Pereira, J.; Figueiredo, N.; Goufo, P.; Carneiro, J.; Morais, R.; Carranca, C.; Coutinho, J.; Trindade, H.Methane (CH4) and nitrous oxide (N2O) emissions from flooded rice fields have been rarely measured in Europe. A field study was carried out in an intermittent flooded rice field at central Portugal to investigate if global warming under Mediterranean conditions, elevated soil temperature (þ2 $C) and atmospheric [CO2] (550 ppm), could lead to significant effects in CH4 and N2O emissions. The experimental design consisted of three treatments arranged in a randomized complete block design with three replicates. To assess the effects of ambient temperature and actual atmospheric [CO2] (375 ppm), plots were laid under open-field rice conditions. Using open-top chambers, two other treatments were established: one to assess the effect of elevated temperature and actual atmospheric [CO2] and a third treatment to evaluate the combined effect of elevated temperature and atmospheric [CO2]. Measurements of CH4 and N2O fluxes were made throughout two consecutive growing seasons in the field using the closed chamber technique. Elevation of temperature with or without elevated atmospheric [CO2] increased CH4 emissions by 50%, but this increase was not significant compared to the open-field condition. As for N2O, elevated temperature alone or combined with elevated atmospheric [CO2] had no significant effect on emissions relative to the open-field treatment. The estimated seasonal CH4 EF for the Portuguese flooded rice fields was 10.0 g CH4 m"2 , while the EF for N2O emissions was 1.4% of N input. These results suggested that default seasonal CH4 and N2O EFs currently used by the Portuguese inventory were not appropriated.
- Impacto da formação em ciências forensesPublication . Coelho, Mauro Alexandre de Almeida; Nunes, Maria Madalena Jesus Cunha, orient.Enquadramento: As ciências forenses englobam um conjunto de disciplinas científicas que trabalhando em uníssono e unindo o seu corpo de conhecimentos auxiliam a justiça na resolução de situações de carácter médico-legal. A enfermagem forense reúne em si a avaliação clinica da pessoa vítima de violência e ou perpetuadores de crimes com a identificação e preservação de vestígios. O enfermeiro encontra-se numa posição primordial para avaliar, identificar e cuidar das vítimas, assim como para fomentar a preservação, recolha e documentação de vestígios com carácter forense. Destaca-se a importância de fornecer aos enfermeiros conhecimentos sobre princípios das ciências forenses, de forma a promover a sua aplicação na prática clinica de enfermagem, garantindo o respeito pelos direitos das vítimas e dando o seu contributo na aplicação da justiça. Objetivos: Avaliar o impacto da formação no nível de conhecimentos sobre práticas forenses dos participantes num Curso de Breve de Ciências Forenses. Métodos: O estudo transversal, analítico e correlacional, utiliza uma metodologia quantitativa de forma a testar as hipóteses de investigação, foi realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 72 participantes no primeiro momento de avaliação e por 51 participantes no segundo momento de avaliação. As amostras são constituídas maioritariamente por indivíduos do género feminino 84,7% e 82,4% respetivamente, apresentaram uma média de idades de 28.62 anos e de 30.23 anos, no segundo momento de avaliação. Aplicou-se o Questionário de Conhecimentos sobre Práticas de Enfermagem Forense – QCPEF de Cunha & Libório (2012). Resultados: Dos participantes 55,6% considera ter um nível de conhecimentos pouco apropriados e 11,1% refere não reunir qualquer conhecimento nesta área. 79,2% dos elementos da amostra gostaria de frequentar formação específica em áreas de ciências forenses. Após frequência do curso Breve em Ciências Forenses os estudantes aumentaram o nível de conhecimentos nas dimensões Conceito de Enfermagem Forense, Situações Forenses, Vestígios Forenses, Comunicação e Documentação em Ciências Forenses, Cuidados de Enfermagem Gerais e Preservação de Vestígios, e no score global dos Conhecimentos sobre Práticas de Enfermagem Forense. Verifica-se um maior aumento do nível de conhecimentos face à dimensão Preservação de Vestígios (Antes: M=15,94 vs Depois: M=18,55), e à dimensão Conceito de Enfermagem Forense (Antes: M= 6,93 vs Depois: M=8,20), verificando-se que os estudantes após receberem formação apresentaram melhores níveis de conhecimentos sobre práticas de ciências forenses. Conclusão: As resultados encontrados denotam a importância da frequência de formação especifica com aumento do aporte de conhecimentos na área das ciências forenses. Assim, com a melhoria na prestação de cuidados às vítimas e ou perpetuadores de crimes e melhor auxílio a prestar à justiça, na preservação de provas de carater forense. Vão ainda ao encontro das necessidades formativas relatadas pelos estudantes. Os cursos académicos, na área da saúde, deverão incluir programas de formação que dotem os profissionais de conhecimentos/competências atualizados. Palavras-chave: conhecimentos em práticas forenses; ciências forenses.
- Influence of food education in eating habits in students from 2nd and 3rd cycles in viseu schoolsPublication . Fernandes, Sofia; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, José Luís; Ferreira, Manuela; Guiné, RaquelIntroduction: Food Education as a means of promoting a healthy diet is very important nowadays, given the problems identified in the eating habits of the young’s, resulting in public health problems. The intervention strategies haven’t proved to be very effective and therefore children and young students still reveal inadequate diets and sedentary lifestyles. Objectives: Verify the level of knowledge about food and habits of the students; Analyze how the information provided by educators is sufficient to promote a healthy diet; Understand if physical activity is being neglected at the expense of the use of new technologies in relation to the maintenance of healthy habits. Methods: This is an investigation of descriptive-correlational nature based on a questionnaire. The target population of this study was the students in Viseu schools. The sample consisted of students aged between 10 and 15 years from the 5th to the 9th levels. It was randomly selected among classes belonging to each level of education. The data collected was analyzed by SPSS, using the Descriptive and Inferential Statistics. Results: The majority of students revealed a deficient knowledge about the concept of healthy diet, and the recommended dosages for the main groups of foods. Furthermore, the evaluation of the eating habits of the students showed that sometimes they prefer foods that please, like chocolate or chips, for example in disfavor of foods that promote health, such as fruits, milk or soup. Conclusions: The food education is still a challenge and a major investment must be made on this area so as to promote health and minimize the important public health problems in future generations.
- Interpretação Crítica dos Resultados Estatísticos de uma Meta‐Análise: Estratégias MetodológicasPublication . Santos, Eduardo; Cunha, MadalenaResumo A meta-análise é uma investigação secundária que envolve um método sistemático e rigoroso, passível de replicação por outros investigadores, e que permite combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo clássico consiste na combinação do risco relativo estimado entre dois tratamentos em diferentes estudos. Ao longo deste artigo é apresentada a lógica do processo, alguns conceitos básicos, a definição de modelo de efeito fixo e modelo de efeitos aleatórios, testes de heterogeneidade, técnicas de escolha do modelo e possibilidades de apresentação dos resultados de uma meta-análise. Não serão alvo de escrutínio a descrição de metodologias adequadas para revisão sistemática. Neste sentido este artigo tem como objetivo a descrição e análise do processo de meta-análise (interpretativo e conclusivo) em estatística.
- Utilização de casos multimédia na formação matemática de professores do 1.º ciclo do ensino básico: impacto no conhecimento e prática de ensino supervisionadaPublication . Menezes, LuísThis paper is based on a study conducted during initial teacher training in the early years of schooling in the context of an educational experience based on using a multimedia case titled “Cubes with stickers”. The goal of the research is to understand the influence of the participation in this educational experience in the knowledge and practice of inquiry-based teaching of preservice teachers who teach mathematics to the early years (1st to 4th grade). This article presents data from a group of three prospective teachers, corresponding to their group of professional internship (which took place in parallel with the experience). The data comes from records collected in the exploration of multimedia case, participant observation and audio recording of the educational experience, the observation of a 3rd grade lesson and three interviews. The study results indicate a good acceptance of the multimedia case by the prospective teachers and good coordination with the supervised teaching practice, which allowed the prospective teachers the construction of an expanded view of what is inquiry-based mathematics teaching and adopt an appropriate classroom pratice.
- Prevalência de dor em emergência pré-hospitalarPublication . Ferreira, Lénia Aldina Rodrigues; Dias, António Madureira, orient.Enquadramento/fundamentação – A dor, além de fenómeno multidimensional, quando aguda, é sinal de alarme e salvaguarda da integridade física, devendo ser reconhecida e iniciado tratamento imediato, para evitar efeitos deletérios. Não se conhecem estudos, no âmbito da sua prevalência e controlo, em emergência pré-hospitalar, em Portugal. Objetivos gerais: Determinar a prevalência da dor nos utentes assistidos pelos meios de emergência pré hospitalar (EPH) diferenciados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enviados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra, no mês de janeiro de 2012 e identificar fatores associados: à avaliação/não avaliação pelos profissionais, presença, intensidade da dor, às medidas implementadas e sua reavaliação; Metodologia: Realizado um estudo retrospetivo através da análise dos registos de utentes, após chamada para o número europeu de emergência – 112, assistidos pelos meios de EPH, que podem ser: Suporte Imediato de Vida (SIV), na Ambulância SIV, ou de Suporte Avançado de Vida (SAV), nas Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), e Helicóptero de Emergência Médica (HEM). Resultados: Das 1170 ativações analisadas, incluímos 553 utentes considerados capazes de autorrelato de dor. Esta foi avaliada em 338 e não encontrado registo em 215 utentes. A prevalência encontrada foi de 39,24%, maioritariamente ligeira, sendo intensa a máxima em 19,5 % das situações. Associados à avaliação da dor, estiveram o meio SIV, as situações de trauma e a doença médica de origem cardíaca. Não foi avaliada essencialmente quando não era queixa primária na ativação, quando meio ativado foi o SAV, nos casos de doença médica e tratando-se de causa não cardíaca. Associados à presença de dor, estiveram a idade inferior a 65 anos, a assistência pelo meio SIV, a doença médica e nesta, na de origem cardíaca. A dor esteve significativamente ausente em utentes com idades superiores ou iguais a 65 anos, assistidos pelo meio SIV, em que a dor estava presente na queixa primária, nas situações de doença médica, à exceção das de origem cardíaca. Associados à dor moderada a máxima estiveram as situações de trauma, a utilização de escala numérica, o uso de paracetamol e morfina; enquanto a ausência de dor ou ligeira se associaram à doença médica. Relativamente às medidas de controlo da dor, as farmacológicas estiveram associadas às queixas de origem cardíaca, enquanto as não farmacológicas ao uso de escala numérica. A reavaliação da dor teve associado o meio SIV e a administração de morfina. Conclusões: Encontrámos uma prevalência de dor de 39,24% e assimetrias na sua valorização e controlo, referentes ao tipo de ocorrência e ao meio de emergência, destacando-se a origem cardíaca na mais valorizada e o meio SIV na avaliação, presença e reavaliação de dor. Palavras Chave: emergência pré hospitalar, dor.
- Repercussões dos estilos de vida no rendimento escolar dos adolescentesPublication . Pestana, Maria Leonor Freire de Meneses; Duarte, João Carvalho, orient.; Coutinho, Emília Carvalho, co-orient.Introdução: À adolescência atribuem-se transformações físicas, psicológicas, cognitivas e socioculturais, que contribuem para a formação da personalidade, e que expõem o adolescente a novos contextos de vida que o levam à aquisição de comportamentos, hábitos e estilos de vida determinantes da sua saúde na idade adulta. Por outro lado, em ambiente escolar, preconiza-se que o jovem estude e que tenha rendimento académico. Objetivos: Pretendemos identificar os fatores associados ao rendimento escolar dos adolescentes, nomeadamente as variáveis sociodemográficas, de contexto à escola e académicas; analisar a influência que os estilos de vida (prática de atividade física, hábitos de consumo de tabaco, drogas e álcool, comportamento alimentar, ocupação de tempos livres, hábitos de higiene e de promoção da saúde, comportamentos de risco e de segurança rodoviária, hábitos de sono e de repouso) podem ter na predição da qualidade do rendimento escolar dos adolescentes; e analisar a relação que essas variáveis estabelecem entre si. Participantes e métodos: Estudo quantitativo, de corte transversal, descritivo e correlacional, explicativo, e retrospetivo. O inquérito por questionário de administração direta e a escala de rendimento escolar de Fermin, adotada por Duarte (2008), foram os instrumentos selecionados para a recolha de informação. Recorremos a uma amostragem não probabilística por conveniência constituída por 380 adolescentes a frequentar o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, no ano letivo de 2011/2012, da escola básica dos 2º e 3º ciclo do concelho em Viseu. Resultados: As raparigas, os estudantes mais novos, os que vivem em zona rural, os de mais alto nível socioeconómico, os que têm pai ou mãe com o ensino secundário ou superior são os que protagonizam melhor rendimento escolar. São também, os adolescentes com menos anos de escolaridade, os que nunca reprovaram, os que residem mais próximo da escola, e os que gastam menos tempo na deslocação para a escola os que obtêm melhor rendimento escolar. Igualmente, são os que colaboram em atividades domésticas, praticam desporto / atividade física, que não fumam, não bebem, não se drogam, não consomem bebidas estimulantes, que fazem uma refeição adequada e saudável, que ocupam menos tempo por dia no computador e jogos interativos, tv, que por semana convivem moderadamente com os amigos, com boa qualidade de sono, que mais dormem, que antes de dormir vêm vídeo, estudam, fazem leituras, e não usam o computador também apresentam melhor rendimento escolar. Conclusão: O rendimento escolar associou-se a variáveis sociodemográficas, contextuais à escola e académicas, aos estilos de vida e aos hábitos de sono. Concluise portanto que os comportamentos dos jovens são determinantes quer para a manutenção de uma vida saudável como também se refletem no desenvolvimento cognitivo, nas capacidades de concentração, de memória, de raciocínio, de comunicação, de interação, de atitudes e de valores com implicações diretas no rendimento escolar e no bem-estar geral do adolescente. Palavras – chave: rendimento escolar, estilos de vida, adolescência, sono.