Browsing by Author "Maia, Maria Lucinda Amaral Lopes Ferreira"
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- A relação de ajuda durante os ensinos clínicos de enfermagem em pediatria : perceção dos estudantes e dos acompanhantesPublication . Maia, Maria Lucinda Amaral Lopes Ferreira; Rocha, Amarílis Pereira; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: Na formação em Enfermagem são contemplados ensinos clínicos que implicam considerável esforço dos estudantes, de quem os orienta e dos clientes. Na Pediatria, em que cuidar pressupõe valorizar a participação efetiva da família, é numa tríade que se estabelecem as relações interpessoais. O estudante é um interveniente ativo nesse processo relacional. Objetivos: Analisar a perceção dos estudantes de enfermagem e dos acompanhantes das crianças sobre a relação de ajuda (RA) desenvolvida durante o ensino clínico em pediatria; identificar fatores influenciadores das relações interpessoais estabelecidas entre estudantes enfermagem e acompanhantes das crianças; analisar a relação entre a perspetiva dos estudantes e acompanhantes das crianças sobre a RA desenvolvida durante o ensino clínico; identificar sentimentos experienciados pelos estudantes e acompanhantes no processo relacional de prestação de cuidados. Métodos: Estudo quantitativo, descritivo, correlacional, realizado numa amostra não probabilística, intencional por conveniência, com 139 estudantes enfermagem e 73 mães de crianças internadas. Utilizou-se um questionário, que integra a caraterização sociodemográfica, formativa e clínica e o Inventário de Relações Interpessoais Barrett-Lennard (BLRI), que avalia a RA em quatro dimensões. Resultados: As dimensões de RA, Nível do Respeito, Compreensão Empática e Incondicionalidade do Respeito são pontuadas positivamente pelos estudantes e mães. O desempenho de Congruência é avaliado negativamente pelas mães enquanto os estudantes se avaliam positivamente. Prevalecem os sentimentos negativos referenciados pelos estudantes e os sentimentos positivos pelas mães. Conclusões: A perceção da RA é influenciada por variáveis como idade, residência, estado civil, local ensino clínico, escola e ano de curso dos estudantes e as variáveis residência, nível escolaridade, estado civil e situação laboral das mães. Todas as dimensões estabelecem relação de dependência com o grupo de estudantes e mães. A perceção dos estudantes sobre a RA é positiva, a perceção das mães quanto ao desempenho dos estudantes também é positiva, com exceção na Congruência. Palavras-Chave Cuidados de Enfermagem; Relação de Ajuda; Estudantes de Enfermagem; Acompanhantes de crianças hospitalizadas.