Browsing by Author "Marchese, Myriam Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar no âmbito da medida de cumprimentoPublication . Marchese, Myriam Lopes; Ribeiro, António; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio expõe um estudo desenvolvido no contexto de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade perceber qual o contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na Educação Pré-Escolar no âmbito da medida de comprimento. Este estudo foi enquadrado nos estágios realizados na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico que são apreciados criticamente em termos de conhecimentos e competências desenvolvidos. A investigação de carácter qualitativo permitiu-nos conhecer qual a utilização e significados dados pelo grupo de crianças ao objeto de medida disponibilizado no âmbito do brincar. Concluímos que brincar é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens da criança e como tal é necessário que lhe seja dado o espaço, o tempo e o apoio necessários para a promoção de experiências significativas. É através da interação com o adulto e com os pares, num contexto favorável e desafiante, que a criança vai construir os seus significados, representações e conhecimentos. Para tal é necessário criar-se um ambiente propício, lúdico, rico em materiais manipuláveis, onde a criança seja um sujeito ativo.