Browsing by Author "Martins, Ana Rita Oliveira"
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- Desenvolvimento de uma plataforma de Gamification para soluções cooperativas empresariaisPublication . Martins, Ana Rita Oliveira; Francisco, Francisco FerreiraAtualmente, muitas empresas de desenvolvimento de software ou de soluções tecnológicas são constituídas por equipas, em que parte delas integram colaboradores outsourcing, ou seja, são colaboradores que pertencem a outra empresa mas que diariamente realizam as suas funções nas instalações das empresas clientes. As empresas de consultoria fornecem programadores/consultores na área para trabalharem com os seus clientes, o que implica que diariamente, os consultores mudem de rotinas. Cada vez mais, existem empresas a dedicarem-se à prestação deste tipo de serviços. No entanto, tal como todas as outras empresas no mercado, precisam de crescimento. Um grande problema que estas empresas de consultoria enfrentam é que grande parte dos seus colaboradores perdem o conhecimento/contacto com a empresa e com os restantes colegas. No entanto, uma empresa carece essencialmente do apoio dos seus colaboradores para crescer. O ideal seria os colaboradores sentirem-se motivados a apoiar esse crescimento, contudo tal desafio será abordado ao longo desta dissertação de forma que se idealize uma possível solução. Ao longo da história, as pessoas foram cada vez mais educadas de modo a que a sua mentalidade possa ser facilmente influenciada por jogos, devido à competição e ao cumprimento de objetivos que motivam os utilizadores a jogar. Gamification é um conceito relativamente recente que aplica mecânicas de jogos em contextos não lúdicos, para motivar as pessoas a alcançar determinados objetivos. Quem não gosta de estar no topo de rankings? E de ter uma boa coleção de prémios derivados do seu esforço tornando uma boa imagem empresarial? São cada vez mais as empresas a aplicar esta metodologia para motivar os seus colaboradores a trabalharem em prol da empresa e com os colegas. Estima-se que em 2015, 70% das empresas mundiais terão uma plataforma interna de gamification, com vista a impulsionar a inovação, dar valor à informação “parada” e/ou gerar nova informação, mantendo os colaboradores ativos e motivados. A XLM – Innovation & Technology é uma empresa com este caráter e paradigma. Atualmente, a empresa incluí uma gestão de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), ou seja, possui ferramentas acessíveis aos colaboradores para que participem no crescimento da empresa colocando ideias. No entanto, a realidade é que a plataforma responsável pela bolsa de ideias é pouco movimentada. Além disso, existe pouca eficiência na partilha de informação entre os colaboradores, entre outros fatores que reduzem a cooperação dos colaboradores no crescimento da empresa. A ideia para o presente projeto baseia-se no desenvolvimento de uma plataforma interna de gamification, integrando os sistemas já existentes, com a finalidade de motivar os colaboradores a participarem neste processo de crescimento e inovação, sem se tornar notoriamente intrusivo no dia-a-dia. Um dos mecanismos usado num processo que emprega o conceito de gamification baseia-se na distinção dos colaboradores relativamente a conhecimentos adquiridos, boas práticas ou uma colaboração extraordinária para com a empresa. Estas distinções aumentam a “reputação” do colaborador perante os seus colegas e criam um sentido de reconhecimento do seu valor. Para a presente dissertação, pretende-se estudar e implementar os métodos de gamification mais adequados para a resolução dos problemas da empresa.