Browsing by Author "Martins, Vitor Manuel Tavares"
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- O Desenvolvimento Pessoal e o Ambiente Físico - Notas Singelas de/para uma Breve Reflexão.Publication . Martins, Vitor Manuel TavaresO desenvolvimento pessoal de cada um passa, como lapidarmente escreve Almada-Negreiros, por um trabalho de artista na compreensão e materialização permanentes da nossa própria essência como pessoas. Ser relacional e social por natureza, o homem tem "tendência a percepcionar aquilo que é congruente com o seu pré-existente conceito de eu" (Silva e Cardodo, 1993) e, depois, este vai determinar tudo o que o rodeia (tudo é visto, ouvido, avaliado e compreendido em função dessa marca própria). Mas essa percepção das realidades tem, aquando do estabelecimento de relações na cena social, que ser confrontada com a reciprocidade, com a assimetria e com a relação dialéctica.
- Nos enredos da liderança: o que eu quero é que vivam felizesPublication . Martins, Vitor Manuel TavaresO professor, pelo seu posicionamento no universo relacional dos alunos, pelo exemplo modelar que evidencia, pelo tempo e dedicação que entrega aos seus discentes, entre outras razões, é, para os alunos, e em muitas circunstâncias, um líder. O jovem, que necessita, para viver o presente e encarar com optimismo o futuro, de independência, autoconfiança, adaptabilidade, auto-disciplina e forte sentido dos seus valores, pode encontrar no professor a pessoa ideal para permitir e incentivar o desenvolvimento destas competências e atitudes.
- A qualidade da criatividade como mais valia para a educaçãoPublication . Martins, Vitor Manuel TavaresQualidade é uma palavra extremamente usada em muitos dos discursos políticos, empresariais e educativos. Corre, por isso, o risco de perder o seu amplo significado. Filósofos, desde o tempo de Platão e Aristóteles, interessaram-se pelo debate acerca da definição de qualidade - ou de excelência - e perceberam o quão difícil é chegar a uma noção objectiva e universal. "A complexidade e ambivalência do conceito de qualidade revela-se na sua convivência com os termos de eficácia e de excelência; sinónimos, por vezes, traduzindo uma certa gradação entre eles" (Sanches, 1997). Situado numa encruzilhada de perspectivas, torna-se "bastante difícil definir tal conceito. Para alguns representa algo de utópico; finalidade desejável, sim, mas inatingível. Para outros não é possível nem necessário defini-la. Quando existe, ela é visível, imprime marca original" (Sanches, 1997), detecta-se, prova-se, sabemos o que ela é. O