Browsing by Issue Date, starting with "2004-06"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Educação matemática na sala de aula: problemáticas e possíveis soluçõesPublication . Chagas, Elza Marisa Paiva de FigueiredoO presente trabalho, propõe-se apresentar os fracassos da educação matemática que ocorre em muitas de nossas instituições educacionais. Nesta direção, primeiramente destaca alguns problemas que auxiliam neste fracasso. Em seguida, discute algumas possíveis soluções para minimizar aspectos negativos que levam ao fracasso do ensino de matemática.ABSTRACT This project proposes to present the failures of mathematics education that occurs in many of our educational institutions. First, it stands out some problems that favours these faiures. Next, it discusses some possible solutions to minimize the negative aspects that lead to the failure of the mathematics teaching.
- Diário - um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemasPublication . Alves, Francisco CordeiroApós uma apresentação do conceito de diário, devidamente enquadrado nos instrumentos de recolha de dados que a investigação qualitativa vem designando por documentos pessoais, analisamos o problema da redacção e contributos investigacionais a que aquele, respectivamente, está sujeito e pode operar. Como nota importante e axial do nosso percurso, destacámos o impacto do diário sobre o desenvolvimento pessoal- profissional dos professores, na medida em que permite a sua interiorização e reflexão, fundamentais para uma auto-análise que capacite para uma nova forma de encarar os problemas profissionais, isto é, construtiva, pessoal e altruisticamente. Debruçamo-nos, também, de forma breve, sobre as precauções metodológicas e a dimensão ética do diário, mostrando que, em qualquer utilização investigacional, o autor de um diário deverá ser respeitado no seu direito a um tratamento sigiloso e fiel das suas confidências, mesmo que, sob anonimato, os seus dados possam ser publicamente expostos e reflectidos. Por fim, analisamos o diário como uma metodologia de estudo de dilemas dos professores, destacando algumas investigações sobre o tema e apontando para uma tipologia por nós conseguida. Em qualquer caso, concluímos, o diário pode permitir aos professores uma autoreflexão, que pode ser compartilhada, sobre as suas tensões e conflitos, de natureza variada, é certo, mas que, consciencializados, darão lugar à serenidade e empenhamento profissional, indispensáveis ao enriquecimento da comunidade.
- A filosofia no cinemaPublication . Mendonça, FernandoPor que estudarei aqui a filosofia no cinema, e não o cinema na filosofia? Elaborei o tema de modo que o cinema ocupe a posição de objeto fundamental para estudo e dele a filosofia se torne ponto de apoio. No cinema, a filosofia surgirá como conseqüência, proveniente dos pensamentos do diretor. Analisarei temáticas diversas formulando ligações com filmes e filósofos, até o ponto principal que será uma análise particular do filme “2001-Uma Odisséia no Espaço”(Kubrick,1968); também nesse filme conectarei os temas diversos para que haja um fio condutor entre os pensamentos. Como não poderia deixar de ser, minha opinião estará freqüentemente presente em tudo que será abordado. Citarei uma lista de filmes no decorrer do trabalho em que se baseia meu estudo filosófico. Seria muito fácil partir em busca de uma análise em filmes como “O Nome da Rosa”(Annaud,1986) que trazem a filosofia estampada para que qualquer um a possa identificar, portanto, não foi esse o caminho que escolhi. Quero fazer deste trabalho um guia para filmes que aparentem ser mero entretenimento, ou de valor exclusivamente artístico. Nessas obras há filosofia. Pois ela não existe apenas nos que a declaram abertamente, mas há casos em que a filosofia está na essência de algo que parece despretensioso.
- As raízes do jazz e a original dixieland jazz bandPublication . Aguiar, Maria CristinaQuando se fala nas origens do Jazz o cenário que se depara é obscuro e um pouco incerto. Sabe-se que os elementos que influenciaram o seu nascimento foram trazidos da África pelos escravos, que intervieram de forma significativa ao nível cultural, vindo a criar um novo modo de comunicação e expressão de sentimentos. A forma mais importante de expressão da música Afro-Americana são as manifestações religiosas, na maioria das vezes ouvidas por plateias brancas (de uma forma mais afectada do que a ouvida nas igrejas negras rurais). O que hoje é conhecido como música gospel é reflexo da importante carga emocional e força rítmica dessas manifestações primordiais. Dessa época são as músicas de trabalho e músicas infantis. A música negra na América manteve muito do original Africano no que diz respeito às suas características rítmicas e também na tradição de colectividade e improvisação. Esta herança misturou-se com a música local, gerando muito mais que um novo estilo, uma nova forma de expressão musical, que ganha um peso cultural ainda maior quando lembramos que a actividade musical era proibida entre os escravos. Com a libertação dos escravos, a música Afro-Americana cresceu rapidamente. A disponibilidade de instrumentos musicais, incluindo refugos de bandas militares, e a liberdade recém-conquistada, permitiu o nascimento das raízes básicas do jazz: as bandas de metais, a dança e o blues.
- Análise das características químicas e físicas de pêras secadasPublication . Guiné, RaquelCom o presente trabalho pretendeu-se estudar a possibilidade de utilizar uma variedade de pêras diferente da tradicionalmente usada para a produção de “pêra passa de Viseu”, e ainda avaliar a possibilidade de simplificação do método tradicional de produção por secagem solar, com vista à sua aplicação industrial. Assim, foram estudadas pêras de diferentes variedades (S. Bartolomeu e D. Joaquina) secadas sob diferentes condições de secagem (secagem solar e secagem contínua a temperaturas constantes de 30, 40 e 50ºC), tendo os produtos finais sido comparados através da avaliação das suas propriedades químicas e físicas. Foi então possível concluir que a variedade D. Joaquina constitui uma boa alternativa à variedade tradicionalmente secada, e que o processo artesanal de secagem pode ser significativamente simplificado sem que isso comprometa as características finais do produto.
- Escoamento anual: distribuição estatísticaPublication . Lopes, Hélio BernardoO escoamento anual numa secção de um rio tem, essencialmente, uma natureza aleatória, não sendo, portanto, possível prever, deterministicamente, os seus valores futuros a partir do conhecimento de uma amostra de valores já ocorridos. Pode, pois, ser considerado uma variável aleatória. Tem-se considerado que os valores do escoamento anual são independentes no tempo, uma vez que a influência do escoamento do ano anterior sobre o do ano seguinte é, para o clima português, praticamente eliminada através da adopção do ano hidrológico e a existência de ciclos plurianuais não foi demonstrada de modo irrefutável, (QUINTELA,1967). Assim, os valores assumidos pelo escoamento anual numa sequência de anos hidrológicos constituem um vector de amostragem aleatório, sendo, portanto, as suas componentes independentes entre si. Sendo o escoamento anual uma variável aleatória, importa estudar a lei de distribuição respectiva. O método seguido consiste em adoptar o tipo de lei estatística que promova o melhor ajustamento entre as frequências dos valores observados e as correspondentes probabilidades, determinadas pela referida lei estatística.
- Células de combustívelPublication . Santos, Fernando António Castilho Mamede dos; Santos, Fernando Miguel Soares Mamede dosNa actualidade o consumo global de energia eléctrica é de 14 triliões de quilowathora, no ano 2020 prevê-se que deverá ser de 22. Os combustíveis fósseis são um bem escasso, na posse de apenas alguns países, que cada vez se vão tornando mais caros e cuja utilização liberta poluentes. Neste contexto, ter-se-á de encontrar uma forma alternativa e competitiva de produzir energia (eléctrica) que possa vir a substituir os combustíveis fósseis gradualmente. Esta pode estar nas células de combustível.
- Estereótipos sobre idosos: uma representação social gerontofóbicaPublication . Martins, Rosa Maria Lopes; Rodrigues, Maria de Lurdes MartinsTópicos, ditos, refrões, frases feitas, etiquetas verbais ou adjectivações a respeito de pessoas e grupos, são alusões que frequentemente encontramos, quer nas conversas diárias da rua, quer nos meios de comunicação social. O mundo social e humano, dificilmente se nos apresenta, em sua crua realidade objectiva e objectual, sem possuir adjectivações (frequentemente estereotipadas), porque o estereótipo é precisamente uma percepção extremamente simplificada e geralmente com ausência de matrizes. Na medida em que o conhecimento humano não é capaz de ser sempre complexo, flexível e crítico podemos dizer que tendemos a cair no estereótipo (Castro, et al, 1999). Os estereótipos mais estudados actualmente são os que se referem a grupos étnicos, no entanto existem estereótipos em todos os domínios da vida social: relativos a ambos os sexos, às ocupações, ao ciclo vital, à família, à classe social, ao estado civil, aos desvios sociais e a qualquer campo da vida que desejamos diferenciar.
- O marketing e a análise de dados para a tomada de decisõesPublication . Santos, Fernando António Castilho Mamede dos; Santos, Fernando Miguel Soares Mamede dosAs decisões de marketing que têm por objectivo definir os melhores planos estratégicos para abordar o mercado, escolher a melhor campanha publicitária, seleccionar o segmento e o tipo de produto a oferecer, têm de resultar de uma análise técnica e profissional da informação ou dos dados disponíveis. As técnicas estatísticas multivariadas conjuntamente com as diferentes soluções de software existentes tornam hoje esta tarefa em algo fácil. Necessitamos apenas de optar pela técnica mais adequada ao nosso propósito, trabalhar uma amostra para obter resultados e posteriormente validar esses resultados com novas amostras.
- As séries norte–americanas: a sucessão de tempos e imagens que traduzem uma forma de mentalidade e um certo posicionamento no mundoPublication . Branco, Alberto Manuel VaraA televisão tem o privilégio de ser o centro da casa, o transmissor de experiências, o interlocutor do quotidiano. Reflectir sobre o fenómeno televisivo é cada vez mais uma necessidade e uma prioridade. A televisão tem a grande capacidade para criar influências nos gostos, nas atitudes, para estabelecer uma moral e padrões de comportamento. A sua força de atracção reside tanto na possibilidade de evasão como na sua capacidade de modelação.Sabemos que diversos estudiosos atribuem à televisão o poder de relaxamento, de estimulação da imaginação e de fornecimento de uma interacção de substituição. Contudo, Gilfren (1994) sublinha que é de todo conveniente uma política coerente e sistemática que deverá incluir acções complementares de orientação, de controlo e de auto – controlo. De acordo com este autor é deveras importante saber ler e compreender a imagem. A televisão, com o dom de aliar a imagem em movimento ao som, conciliando o espaço e o tempo, accionando os principais órgãos sensoriais da aprendizagem: visão e audição, torna-se um elemento fascinante e motivador, prendendo a atenção do público espectador.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »