Browsing by Author "Matos, Ana Beatriz Amaral"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Potencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde EspeciaisPublication . Matos, Ana Beatriz Amaral; Pinto, Maribel; Rego, BelmiroO presente projeto de investigação tem como objetivo identificar as potencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde Especiais, em contextos de inclusão. Destarte, socorreram-se a autores de referências e a guiões de atividade aplicados em contexto de sala de aula, para a averiguar que competências são desenvolvidas através de atividade revestidas de intencionalidade pedagógicas e adaptadas ao perfil do aluno, utilizando o Scratch. Metodologicamente foi aplicada uma investigação qualitativa, de estudo de caso, onde os dados recolhidos surgiram da observação, das notas de campo e da análise dos projetos dos alunos e das inerentes reflexões. Os dados obtidos demonstram que os alunos trabalharam a comunicação verbal e escrita, a reflexão, a criatividade, a motivação, a construção do conhecimento e o pensamento computacional.
- A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidianoPublication . Matos, Ana Beatriz Amaral; Ribeiro, António; Gomes, HelenaO presente relatório final tem como objetivo compreender as contribuições da utilização da tecnologia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas em contextos do quotidiano. Desta forma, recorreu-se a autores de referência e às tarefas aplicadas em contexto de sala de aula de modo a averiguar as implicações da utilização da tecnologia em geometria. Em termos metodológicos, foi aplicada uma investigação de caráter qualitativo onde foram recolhidos dados através da observação, elaboração de notas de campo e análise das produções dos alunos nas tarefas propostas. Os dados obtidos demonstram que a utilização de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD), recorrendo a contextos do quotidiano, se torna uma mais-valia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas. A aprendizagem tornou-se dinâmica e motivadora, pelo que os alunos conseguiram construir o seu próprio conhecimento e criaram uma relação de empatia com a geometria. Através da implementação do projeto, competências como o questionamento e a planificação e construção de tarefas motivadoras foram trabalhas e aprimoradas ao longo do tempo.