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- A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidianoPublication . Matos, Ana Beatriz Amaral; Ribeiro, António; Gomes, HelenaO presente relatório final tem como objetivo compreender as contribuições da utilização da tecnologia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas em contextos do quotidiano. Desta forma, recorreu-se a autores de referência e às tarefas aplicadas em contexto de sala de aula de modo a averiguar as implicações da utilização da tecnologia em geometria. Em termos metodológicos, foi aplicada uma investigação de caráter qualitativo onde foram recolhidos dados através da observação, elaboração de notas de campo e análise das produções dos alunos nas tarefas propostas. Os dados obtidos demonstram que a utilização de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD), recorrendo a contextos do quotidiano, se torna uma mais-valia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas. A aprendizagem tornou-se dinâmica e motivadora, pelo que os alunos conseguiram construir o seu próprio conhecimento e criaram uma relação de empatia com a geometria. Através da implementação do projeto, competências como o questionamento e a planificação e construção de tarefas motivadoras foram trabalhas e aprimoradas ao longo do tempo.
- Atitudes dos enfermeiros na prevenção das úlceras por pressão : determinantesPublication . Lourenço, Aline Marques; Ribeiro, Olivério de PaivaIntrodução: O risco de úlceras por pressão continua a ser um desafio permanente na vida dos profissionais de saúde, sendo os enfermeiros aqueles que mais intimamente estão ligados aos cuidados diretos aos utentes. Para evitar estas lesões é essencial investir na manutenção de uma atitude positiva perante a prevenção, dando especial destaque à importância do investimento na aquisição de conhecimentos através de formação constante. Objetivo: O objetivo deste estudo consiste em identificar os determinantes que influenciam as atitudes dos enfermeiros perante a prevenção das úlceras por pressão. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e descritivo correlacional. Os dados foram colhidos junto de 154 enfermeiros do Hospital Amato Lusitano sendo utilizado um questionário de caraterização sociodemográfica e profissional, o Instrumento de Avaliação de Conhecimentos acerca de Úlceras de Pressão e o Instrumento de Avaliação de Atitudes perante Úlceras de Pressão traduzidos e validados para a população portuguesa por Batista em 2012. Resultados: A amostra é constituída maioritariamente por mulheres (77,9%) com idade média de 42,2 anos ±9,63. A média percentual dos conhecimentos dos enfermeiros inquiridos é de 53,6% e, das variáveis apresentadas, a idade (p=0,006), os anos de experiência (p=0,008) e a existência de colegas com formação no local de trabalho (p=0,041) influenciam o nível de conhecimentos. Em relação à atitude dos enfermeiros, a média percentual de atitude global obtida foi de 47,8%. As variáveis preditoras das atitudes foram a idade (p=0,011), as habilitações literárias (p=0,028), os anos de experiência (p=0,012) e formação prévia em úlceras por pressão (p=0,040). Conclusões: A formação e aquisição de conhecimentos acerca de prevenção de úlceras por pressão por parte dos enfermeiros é identificada neste estudo como sendo essencial para manter uma atitude positiva sendo, entre os determinante identificados, o mais passível de ser modificado pelo que, face à prevalência atual deste tipo de lesão, o investimento das instituições em torná-la parte da rotina do exercício da profissão deve ser considerado imprescindível e emergente.
