Percorrer por autor "Ministro, Ana Beatriz Mendes"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
- A Aula de Educação Visual e Educação Tecnológica como Laboratório Criativo - um estudo sobre Criatividade no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ministro, Ana Beatriz Mendes; Maravilha, MaraO presente Relatório Final de Estágio estrutura-se em duas partes complementares. A Parte I corresponde a uma reflexão crítica sobre as experiências vividas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas, abrangendo as três etapas de estágio desenvolvidas em diferentes contextos escolares, com enfoque na aquisição e consolidação de competências profissionais nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. A Parte II apresenta um trabalho de investigação de natureza qualitativa e exploratória, centrado na promoção da criatividade em contexto educativo, partindo da conceção da sala de aula como um potencial laboratório criativo. O estudo procurou compreender de que forma ambientes pedagógicos intencionalmente pensados, organizados, aliados a metodologias ativas e colaborativas, favorecem a expressão criativa, o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. A investigação baseou-se em três instrumentos principais: observação participante, análise de produções dos alunos e aplicação de questionários. Os resultados obtidos apontam para a relevância de uma abordagem pedagógica centrada na criação de ambientes educativos abertos, exploratórios e emocionalmente seguros, onde os alunos se sentem motivados a experimentar, a colaborar e a refletir sobre os seus próprios processos criativos. Conclui-se que o papel do professor é determinante na promoção da criatividade, exigindo uma atuação intencional, flexível e sensível à diversidade dos contextos educativos. Ainda assim, destaca-se positivamente o papel das aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica enquanto laboratórios criativos, pela criação de espaços de aprendizagem mais livres, exploratórios e estimulantes, capazes de promover a expressão pessoal, o pensamento crítico e o envolvimento ativo dos alunos.
