Browsing by Author "Monteiro, Ana Rita Rodrigues Nery"
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- Intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em idade pré-escolar : uma revisão narrativaPublication . Monteiro, Ana Rita Rodrigues Nery; Bica, IsabelEnquadramento: O ganho de conhecimentos e aquisição de competências e aprimoramento de outras habilidades são fatores indiscutivelmente fulcrais para o desempenho profissional de excelência na área da Enfermagem especializada em Saúde Infantil e Pediátrica, tendo contribuído os diversos estágios realizados para o sucesso nesses aspetos. Outra mais valia foi a capacidade de investigação alcançada, o que se traduziu na realização de uma revisão narrativa, de forma a analisar o estado da arte relativamente ao tema em estudo. Objetivos: Descrever os percursos formativos em estágio; Refletir sobre as aprendizagens, aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do EEESIP, nas diferentes vertentes do exercício profissional; Analisar a produção científica sobre as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em crianças com idade pré-escolar. Metodologia: Na primeira parte trata-se da descrição e reflexão crítica sobre as competências desenvolvidas nos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar, sustentada na evidência científica. Na segunda parte realizou-se uma revisão narrativa sobre as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em crianças com idade pré-escolar Resultados: Este percurso de aprendizagem em estágio quer em ambiente de cuidados de saúde primários, quer cuidados de saúde diferenciados, fez-me crescer como pessoa e como profissional, bem como desenvolver e aprimorar competências fundamentais para uma prática profissional capaz de prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem/família. Relativamente aos resultados da investigação, estes indicam que as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos nas crianças são preferencialmente educativas para os pais/cuidador principal e crianças, através de visitas domiciliárias e em contexto de jardim escola. Conclusão: Com a realização destes estágios foi possível o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de estabelecer com a criança/família uma parceria de cuidados promotora da otimização da saúde, no sentido da adequação da gestão do regime terapêutico e da parentalidade. A realização da revisão narrativa possibilitou a síntese, com base na evidência científica, relativa às intervenções/estratégias de prevenção de acidentes domésticos nas crianças, e que se reverte como contributo para a melhoria contínua da qualidade de cuidados no meu contexto profissional em urgência pediátrica. Palavras-chave: Acidentes domésticos; Estratégias; Pais; Prevenção de Acidentes; Enfermagem pediátrica; Criança.