Browsing by Author "Monteiro, Filipa Silva"
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- Contributos para a Educação Ambiental na Educação Pré-Escolar: a construção de uma Cozinha de LamaPublication . Monteiro, Filipa Silva; Figueiredo, Maria Pacheco; Abrantes, IsabelO presente relatório final de estágio tem como principal objetivo analisar criticamente as aprendizagens construídas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Paralelamente, pretende contextualizar e compreender os contributos do brincar em espaços exteriores, em contacto com a Natureza, para a Educação Ambiental, através da construção e utilização de uma Cozinha de Lama. Deste modo, tanto a primeira como a segunda parte encontram-se fundamentadas com testemunhos da prática, como fotografias e autores de referência que se debruçam sobre as questões abordadas. A investigação realizada seguiu uma abordagem de carácter qualitativa que contou com a participação dos pais e famílias das crianças, a educadora cooperante e, por último, as assistentes operacionais de um Jardim de Infância de Viseu, a fim de compreender as suas conceções sobre os temas enunciados. Ao longo do estudo privilegiaram-se como técnica de recolha de dados os questionários e as entrevistas aos intervenientes mencionados e a observação participante das crianças. Primeiramente, foi contextualizada a importância do brincar, sobretudo em contacto com a Natureza, para o desenvolvimento transversal da criança e a construção de competências direcionadas para a sua autonomia e cidadania, tal como as questões da Educação Ambiental, um tema que deve ser alvo de reflexão e ação da educadora, devido à problemática da degradação do meio ambiente. Em segundo lugar, de maneira a apelar à aprendizagem significativa e à participação ativa das crianças em torno da preservação do meio ambiente, damos conta de um exemplo de ação junto das crianças que possibilita a exploração e o contacto com a Natureza. Os resultados atingidos ajudam na compreensão da necessidade de promover o contacto entre as crianças e a Natureza, desde cedo, para o respeito da mesma e a sua valorização, para prevenir os danos causados pela ação humana no nosso planeta, tal como a importância de valorizar a integração dos pais em todos os projetos criados pela escola, sobretudo tendo em conta a consciencialização para a sua responsabilidade para com os filhos e o meio ambiente.