Browsing by Author "Moreira, Rui José Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de históriaPublication . Moreira, Rui José Fernandes; Rego, Belmiro; Abrantes, José LuísRESUMO O objetivo central deste trabalho é apresentar uma visão genérica da importância das TIC e recursos multimédia nas aulas de História, desenvolvendo diferentes dimensões para um melhor entendimento desse facto. Foi, para esse efeito, desenvolvida a base teórica onde se reviram aspetos ligados ao novo ensino mediatizado no ensino da disciplina de História, nomeadamente a dicotomia entre o ensino tradicional e o ensino mediatizado, o papel das TIC nas escolas europeias, as novas aulas de História e o papel do Aluno, da Escola e da Aprendizagem no contexto atual. Com o objetivo de analisar os novos formatos de ensino/aprendizagem da História, desenvolveu-se uma pesquisa dividida em duas fases: uma primeira, empírica, através de questionário online aplicado aos alunos e uma segunda com um estudo experimental analisando os resultados da avaliação em conteúdos lecionados em História com e sem o recurso às TIC. Estas duas metodologias de investigação combinadas permitiram retirar ilações relativamente às questões de estudo levantadas. O presente estudo permitiu-nos construir uma escala para o Interesse, Estilos e Recursos de Aprendizagem dos alunos do 3º ciclo do ensino básico para a disciplina de História com as seguintes dimensões: Interesse e Motivação para a Disciplina de História, Motivação e Envolvimento com os Recursos de Aprendizagem TIC, Recursos de Aprendizagem do Professor e Estilos de Aprendizagem não Literários. Em linha com outros estudos, concluímos através do estudo empírico e experimental que os alunos consideram importante o uso das TIC, contudo, consideraram igualmente que o uso de outros recursos pedagógicos não TIC eram igualmente importantes, por outro lado, a motivação e interesse para a disciplina e conteúdos a estudar e a relação e motivação do professor são igualmente importantes. Este trabalho encontra a sua originalidade no facto de perceber a relevância dos recursos tecnológicos enquanto fator fundamental do ensino atual de forma global e abrangente. Esta é uma questão pertinente para o ensino da disciplina de História contribuindo para a sua melhoria recorrendo aos recursos que o mundo atual coloca ao serviço da educação.