Browsing by Issue Date, starting with "2013-10"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Trust Based Interdependency Weighting for On-Line Risk Monitoring in Interdependent Critical InfrastructuresPublication . Caldeira, Filipe; Schaberreiter, Thomas; Varrette, Sébastien; Monteiro, Edmundo; Simões, Paulo; Bouvry, Pascal; Khadraoui, DjamelCritical infrastructure (CI) services are constantly consumed by the society and are not expected to fail. A common definition states that CIs are so vital to our society that a disruption would have a severe impact on both the society and the economy. CI sectors include, amongst others, electricity, telecommunication and transport. CIs can be mutually dependent on each others services and a failure in one of these elements can cascade to another (inter)dependent CI. CI security modelling was introduced in previous work to enable on-line risk monitoring in CIs that depend on each other by exchanging risk alerts expressed in terms of a breach of Confidentiality, a breach of Integrity and degrading Availability (C,I,A). While generally providing a solid basis for risk monitoring, there is no way of evaluating if a risk alert received from an external CI is accurate. In this paper we propose a solution to this problem by adding a trust based component to the CI security model in order to improve its accuracy and resilience to inconsistent or inaccurate risk alerts provided by (inter)dependent CIs, allowing to evaluate the correctness of the received alerts. The proposed approach is validated on a realistic scenario by evaluating a dependency between the computing and the telecommunication sectors in the context of the Grid'5000 platform.
- A valorização da expressão e educação físico-motora pelos professores do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Ascensão, Tânia Sofia Cabo; Figueiredo, Abel Aurélio Abreu, orient.O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte é apresentada a reflexão dos estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2011/2012 e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º Ciclo do Ensino Básico pela mestranda, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas em cada estágio. A segunda parte do trabalho recai sobre a valorização da Expressão e Educação Físico-Motora pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação ocorreu em dois Agrupamentos de Escolas (Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo e o Agrupamento de Escola da Zona Urbana de Viseu), onde foram entregues questionários, aos professores do 1.º Ciclo. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados através do programa estatístico IBM SPSS Statistics 21 recorrendo à Estatística Descritiva, a fim de, retirar conclusões sobre a problemática.
- A energia solar e a sustentabilidade na terra : proposta de intervenção no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mergulhão, Paulo Alexandre Ferreira da Silva; Carvalho, Paula; Novais, AnabelaAdvogando a importância de que o ensino das ciências deve ser implementado desde tenra idade e tendo em conta todas as vantagens daí decorrentes, os objetivos fundamentais desta investigação consistiram em: i) verificar, em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, o desenvolvimento da compreensão de conceitos científicos sobre a temática energia solar e sustentabilidade da Terra, através da realização de trabalho prático investigativo; ii) contribuir para a promoção de aprendizagens significativas em outras áreas curriculares para além de Estudo do Meio e iii) promover atitudes favoráveis ao processo educativo em ciência em contexto formal. A metodologia utilizada foi tendencialmente de natureza qualitativa, uma investigação-ação, na qual o investigador se envolveu ativamente assumindo o papel de participante e observador. O estudo decorreu entre janeiro e junho de 2013 numa turma do 3º ano de escolaridade, composta por 24 crianças, de uma escola urbana do concelho de Viseu. Apesar de contínua, a recolha de dados registou-se em três momentos distintos: pré-teste, implementação das atividades e pós-teste. O investigador recorreu a várias técnicas e diversos instrumentos para a recolha de dados: inquérito semiestruturado, entrevista semiestruturada, observação participante, registos áudio e vídeo e trabalhos elaborados pelos alunos. A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiram concluir que os alunos desenvolveram a compreensão de conceitos científicos sobre a temática energia solar e sustentabilidade na Terra, através da implementação de atividades de trabalho prático investigativo. Concomitantemente, percecionou-se o envolvimento ativo dos alunos no seu processo de aprendizagem e a prossecução dos objetivos em outras áreas curriculares, promovendo-se assim atitudes favoráveis ao processo educativo nos alunos de uma forma geral.
- Representações sociais do infanticídioPublication . Valente, Maria Manuela Tavares; Ribeiro, Esperança JalesA morte de uma criança pelos seus próprios pais ou a morte dos pais pelos seus filhos, é uma questão difícil de abordar. O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar as representações sociais que os indivíduos com responsabilidades parentais têm sobre o Infanticídio. O Infanticídio é o ato de um ou ambos os pais matarem os seus filhos, envolve inúmeras situações que influenciam ao seu aparecimento, nomeadamente negligência, abuso, praticas educativas disfuncionais e doenças do foro psicológico As representações sociais apresentam-se como uma maneira de interpretar e pensar a realidade quotidiana, uma forma de atividade do conhecimento mental desenvolvida pelos sujeitos, para fixar as suas posições em relação às situações. A representação social é um conhecimento prático, que dá sentido aos eventos que são normais no dia a dia. Este projeto pretende compreender e analisar as Representações Sociais do Infanticídio, a partir de uma amostra de indivíduos residentes na freguesia de São José, Viseu. Neste sentido, recorreu-se a uma abordagem quantitativa. A proposta para a recolha de dados, baseia-se na aplicação de um inquérito por questionário e a analíse na utilização através do programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Uma vez que se trata de uma proposta de investigação, os resultados apresentados foram baseados nos pressupostos teóricos encontrados na literatura, relativos ao tema em análise.
- Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de históriaPublication . Moreira, Rui José Fernandes; Rego, Belmiro; Abrantes, José LuísRESUMO O objetivo central deste trabalho é apresentar uma visão genérica da importância das TIC e recursos multimédia nas aulas de História, desenvolvendo diferentes dimensões para um melhor entendimento desse facto. Foi, para esse efeito, desenvolvida a base teórica onde se reviram aspetos ligados ao novo ensino mediatizado no ensino da disciplina de História, nomeadamente a dicotomia entre o ensino tradicional e o ensino mediatizado, o papel das TIC nas escolas europeias, as novas aulas de História e o papel do Aluno, da Escola e da Aprendizagem no contexto atual. Com o objetivo de analisar os novos formatos de ensino/aprendizagem da História, desenvolveu-se uma pesquisa dividida em duas fases: uma primeira, empírica, através de questionário online aplicado aos alunos e uma segunda com um estudo experimental analisando os resultados da avaliação em conteúdos lecionados em História com e sem o recurso às TIC. Estas duas metodologias de investigação combinadas permitiram retirar ilações relativamente às questões de estudo levantadas. O presente estudo permitiu-nos construir uma escala para o Interesse, Estilos e Recursos de Aprendizagem dos alunos do 3º ciclo do ensino básico para a disciplina de História com as seguintes dimensões: Interesse e Motivação para a Disciplina de História, Motivação e Envolvimento com os Recursos de Aprendizagem TIC, Recursos de Aprendizagem do Professor e Estilos de Aprendizagem não Literários. Em linha com outros estudos, concluímos através do estudo empírico e experimental que os alunos consideram importante o uso das TIC, contudo, consideraram igualmente que o uso de outros recursos pedagógicos não TIC eram igualmente importantes, por outro lado, a motivação e interesse para a disciplina e conteúdos a estudar e a relação e motivação do professor são igualmente importantes. Este trabalho encontra a sua originalidade no facto de perceber a relevância dos recursos tecnológicos enquanto fator fundamental do ensino atual de forma global e abrangente. Esta é uma questão pertinente para o ensino da disciplina de História contribuindo para a sua melhoria recorrendo aos recursos que o mundo atual coloca ao serviço da educação.
- Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empíricaPublication . Pinto, Maria Arlete Amaral; Ramalho, HenriqueAtualmente nas comunidades urbanas, a nível social ou escolar, as práticas tradicionais, revelam-se insuficientes para se ajustarem às dinâmicas emergentes. O presente trabalho desenvolveu-se no sentido de conciliar uma proposta teórica e empírica para uma intervenção comunitária no âmbito geral da intervenção sociocultural, com uma incidência mais particular no domínio da animação artística. Neste contexto específico, apresenta-se a proposta teórica e prática de um projeto necessário à comunidade, para a ocupação dos tempos livres no domínio artístico, destinado a crianças e jovens em situação de risco de insucesso escolar e às respetivas famílias, para apoio ao sucesso educativo e social dessa população, com a ambição de nele se conciliar a fusão artística de práticas multidisciplinares em parceria com a escola regular, a autarquia e os muitos outros recursos comunitários, tendo como palco o ambiente natural do Parque Aquilino Ribeiro, situado no centro urbano de Viseu. Esta ideia recebeu a concordância de todos os informantes privilegiados que corresponderam à entrevista, que para sua operacionalização se apresenta o Centro Cultural e Artístico do Coração de Viseu (CCA♥V). Em termos teóricos e metodológicos, fazemos a revisão bibliográfica dos principais conceitos em apreço, empiricamente reforçada pela análise dos dados recolhidos, utilizando ferramentas específicas de planificação, gestão e avaliação de projetos. No decurso deste trabalho apresentamos outras experiências de sucesso que se identificam com os princípios da nossa proposta e expomos a síntese da informação obtida, consolidada em torno do planeamento, gestão e avaliação do projeto, reconhecendo em conclusão potencialidades e constrangimentos, podendo constituir-se propostas para trabalhos futuros.
- Mediação familiar : a perspetiva dos mediadores familiaresPublication . Ferreira, Clara Sofia Morgado; Martins, Emília, orient.O presente projeto de investigação intitulado Mediação Familiar – A Perspetiva dos Mediadores Familiares tem como objetivo apresentar uma proposta de investigação, que tem como questão orientadora conhecer a perspetiva dos técnicos mediadores familiares relativamente ao processo e aos obstáculos que se colocam à mediação familiar. O projeto encontra-se dividido em dois capítulos, o primeiro diz respeito ao enquadramento teórico e visa apresentar os conceitos de família, divórcio e de mediação familiar, identificando características essenciais do processo, nomeadamente os princípios, os diferentes modelos e etapas, bem como as características/funções do mediador familiar. O segundo capítulo foca o projeto de investigação e apresenta a metodologia utilizada para a realização do mesmo e a previsão de resultados com base na aplicação do pré teste do questionário. Assim, prevê-se maior diversidade de opinião relativamente ao processo de mediação familiar e maior convergência no que diz respeito aos obstáculos.
- Novos Modelos Organizacionais no setor da saúdePublication . Carvalho, Ana Branca; Nogueira, FernandaPretende-se com este trabalho, abordar a problemática associada a uma nova administração e governação de empresas pertencentes ao sector da saúde. As novas tendências organizacionais, em termos de qualidade, produtividade e rentabilidade, são essenciais para estruturação de empresas, quer públicas, quer privadas, gerando novos desafios face a novas necessidades. Administrar, mas administrar bem, significa ter qualidade na administração, levando-nos à prática de uma gestão de qualidade. A qualidade nas organizações, passa por novas funções da administração pública e privada, na ideia de liderança, na relação de confiança e, sobretudo, de trabalho em rede. Uma forma organizativa que surge como forma inovadora na área da saúde é a do franchising, não só pela sua estrutura menos hierarquizada, como uma forma inovadora na estrutura de mercado. Este tipo estrutural permite a interacção em rede e o desenvolvimento de novos mecanismos de governação. Ser competitivo em escala pode ser resultado da actividade gerada por micro sistemas organizacionais. “ Think smart start small”. A forma de aproximar os serviços ao cidadão passa por uma forma organizativa mais simplificada e mais independente em termos de hierarquias. O franchising vem criar essa interacção e operacionalização no mercado, para que se torne mais eficiente e eficaz. Desta forma surgem novas formas organizativas no sector da saúde e bem-estar, o que vai gerar novas regras comportamentais e estruturais. Todo este sistema obriga a alterações na legislação, nos recursos humanos e contratualização de serviços e produtos. Palavras chave: administração, organização, qualidade, mecanismo de administração, governação, franchising, inovação, confiança e redes.
- Filhos do divórcio : "quando os meus pais se divorciaram"Publication . Pedro, Ana Luísa Morgado Vaz; Martins, Emília; Amante, Maria JoãoAtualmente assistimos a uma multiplicidade de estruturas familiares, sendo cada vez mais frequente o processo de divórcio, podendo o mesmo desencadear em todos ou parte dos membros da família, dificuldades tais como a adaptação à nova forma de vida. O presente trabalho consiste num projeto de uma pesquisa qualitativa, tendo como amostra adultos, filhos de pais divorciados, procurando com o mesmo perceber qual a perceção dos mesmos face ao divórcio dos pais, ocorrido na sua infância. Pretende-se com esta investigação entender como os filhos avaliavam as mudanças que ocorreram nas suas vidas após a separação dos pais, especialmente no que diz respeito ao relacionamento entre pais e filhos. Para tal, serão realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com filhos de pais divorciados, com idades compreendidas entre os 21 e os 64 anos de idade. Foi realizado um teste-piloto ao guião da entrevista e da análise exploratória dos dados percebemos que para alguns entrevistados, inexplicável para outros, a separação dos pais trouxe desdobramentos vistos como desagradáveis por alguns filhos. Deste estudo espera-se retirar algumas implicações para a prática clínica, no que diz respeito ao trabalho com famílias que atravessam uma fase de separação conjugal, para que da mesma advenham as menores consequências possíveis.
- Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : as mesas sensoriais de milho e água na educação pré-escolarPublication . Matos, Joana Silva; Abrantes, IsabelO presente relatório constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens efetuadas no âmbito da prática de ensino supervisionada. As dinamizações, em grupo e individuais, realizadas em contextos de Educação Pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico e as respectivas reflexões permitiram a construção de conhecimento fundamentais ao desempenho profissional. O trabalho de investigação, realizado num jardim de infância, foi de natureza qualitativo, consistindo num estudo exploratório sobre os contributos das mesas sensoriais no desenvolvimento de crianças dos 3 aos 5 anos. O enquadramento teórico incidiu sobre a importância do jogo e os jogos sensoriais, considerando as mesas sensórias como espaço de atividades sensoriais. Para a prossecução dos objetivos da investigação foram construídas duas mesas sensoriais e selecionados um conjunto de materiais, que foram explorados pelas crianças de forma autónoma. Os resultados do estudo foram recolhidos através de filmagens e de notas de campo, sendo analisados de forma descritiva, tendo em conta um conjunto de indicadores. A análise dos resultados permitiu demonstrar que as mesas sensoriais, de milho e água, oferecem às crianças entre os 3 e os 5 anos oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes áreas de conteúdos. Assim, foi possível constatar, por exemplo, situações de cooperação, partilha, jogo simbólico, resolução de problemas, de criatividade, de desenvolvimento da motricidade fina, do equilíbrio de objectos, da coordenação óculo-manual, da linguagem oral, da noção de número, da classificação , da flutuação em água e das sensações.