Browsing by Author "Oliveira, Daniel Medeiros de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise da indisciplina escolar no Programa Nacional de Promoção do Sucesso EscolarPublication . Oliveira, Daniel Medeiros de; Magalhães, CátiaA compreensão dos conflitos de socialização na escola é indispensável para a intervenção psicossocial no espaço educativo e uma adequada compreensão da indisciplina escolar desempenha um papel central nesse processo. No entanto, sua importância é frequentemente negligenciada na sua complexidade, o que impede a implementação de estratégias educacionais embasadas em abordagens de caráter pedagógico. Este trabalho de natureza qualitativa, documental e exploratório sobre a compreensão e intervenção na indisciplina escolar em Portugal, enfoca na análise do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), no âmbito das ações de promoção do bem-estar e do desenvolvimento socioemocional nas escolas de ensino básico e secundário. Para efeitos de organização e codificação foram utilizadas as categorias fornecidas pelo esquema da Terceira Geração da Teoria da Atividade e o software MaxQDA Analytics Pro 2022. Os dados foram dispostos em duas classes de documentos: os gerais e os específicos. Em função dos resultados, poder-se-á afirmar que o PNPSE responde aos fenômenos da indisciplina escolar ao focar na prevenção e na compreensão de que as práticas educativas de bem-estar e do desenvolvimento socioemocional não são acessórias ou optativas, mas são fundamentais para a realização do sucesso escolar, além de promover mecanismos de participação democrática, os quais destaca-se dois: os dispositivos de coautoria curricular e a responsabilidade partilhada. Por outro lado, a mudança semântica operada pelo Programa e o paradigma de investimento social de inspiração neoliberal têm dificultado o manejo dos conflitos de socialização escolar.