Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Expetativas futuras das crianças/jovens de etnia cigana nas dimensões: Escola, família e empregoPublication . Santos, Melissa Monteiro dos; Magalhães, CátiaA intervenção dirigida à área social presume constantes avaliações a fim de construir soluções adequadas às necessidades sentidas. Neste sentido, o desenvolvimento saudável das crianças de etnia cigana consiste na promoção de perspetivas positivas e consecutivamente no diagnóstico de fatores de riscos. Analisando os fatores de risco são necessárias soluções, como por exemplo a capacitação das crianças através da promoção de expetativas positivas (CasaNova, 2016). O presente estudo teve como objetivo compreender as expetativas futuras das crianças de etnia cigana nas dimensões Escola, Família e Emprego. A metodologia adotada consistiu numa abordagem qualitativa recorrendo à entrevista semiestruturada. Este estudo contou com 26 participantes, 16 crianças e 10 pais (mães) de etnia cigana beneficiários dos serviços de um projeto da zona centro. Este projeto intervém na área da redução de riscos e minimização de danos, junto de indivíduos em situação de vulnerabilidade social, maioritariamente sujeitos de etnia cigana, garantindo o acesso a direitos básicos e a sua reinserção na sociedade. Esta investigação contribui para a compreensão da perspetiva dos indivíduos, das expetativas que possuem em relação ao seu futuro. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de conteúdo e demonstraram: necessidade de maior avaliação destas intervenções em Portugal; fatores de proteção revelados através das relações positivas das famílias de comunidade cigana; indicadores de sucesso na relação família-escola; melhorias a nível da prevenção de fatores de risco.
- Análise da indisciplina escolar no Programa Nacional de Promoção do Sucesso EscolarPublication . Oliveira, Daniel Medeiros de; Magalhães, CátiaA compreensão dos conflitos de socialização na escola é indispensável para a intervenção psicossocial no espaço educativo e uma adequada compreensão da indisciplina escolar desempenha um papel central nesse processo. No entanto, sua importância é frequentemente negligenciada na sua complexidade, o que impede a implementação de estratégias educacionais embasadas em abordagens de caráter pedagógico. Este trabalho de natureza qualitativa, documental e exploratório sobre a compreensão e intervenção na indisciplina escolar em Portugal, enfoca na análise do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), no âmbito das ações de promoção do bem-estar e do desenvolvimento socioemocional nas escolas de ensino básico e secundário. Para efeitos de organização e codificação foram utilizadas as categorias fornecidas pelo esquema da Terceira Geração da Teoria da Atividade e o software MaxQDA Analytics Pro 2022. Os dados foram dispostos em duas classes de documentos: os gerais e os específicos. Em função dos resultados, poder-se-á afirmar que o PNPSE responde aos fenômenos da indisciplina escolar ao focar na prevenção e na compreensão de que as práticas educativas de bem-estar e do desenvolvimento socioemocional não são acessórias ou optativas, mas são fundamentais para a realização do sucesso escolar, além de promover mecanismos de participação democrática, os quais destaca-se dois: os dispositivos de coautoria curricular e a responsabilidade partilhada. Por outro lado, a mudança semântica operada pelo Programa e o paradigma de investimento social de inspiração neoliberal têm dificultado o manejo dos conflitos de socialização escolar.
- Relatório Final de Estágio no CLDS-4G Viseu PositivoPublication . Soares, Maria Cláudia de Menezes; Amante, Maria JoãoEste relatório final de estágio apresenta uma análise abrangente das atividades realizadas durante o estágio conduzido no âmbito do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social - CLDS-4G, com foco no projeto Viseu Positivo, tendo em vista a formação frequentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, como parte do programa de mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, para a obtenção do grau de mestre. Os principais objetivos deste estágio incluíram a aquisição de experiência profissional, o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas, o apoio às atividades conduzidas pela instituição de estágio e a observação atenta da prática profissional dos técnicos sociais. As conclusões extraídas desta experiência destacam uma compreensão mais aprofundada dos programas e projetos desenvolvidos no contexto das políticas sociais em Portugal, bem como um maior entendimento da rotina do profissional que atua nesses contextos.
- Relatório Final de Estágio: Desenvolvimento de competências pessoais e sociais de autonomia em contexto de Lar de Infância e JuventudePublication . Gomes, Maria da Conceição Salgado; Magalhães, CátiaO presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio curricular, decorreu numa Casa de Acolhimento Residencial. A intervenção teve como objetivo principal promover e desenvolver competências de autonomia pessoal e social nos jovens. Deste modo, foram propostos três eixos/medidas de intervenção, nomeadamente, eixo 1: colaboração nas atividades e serviços da instituição; eixo 2: acompanhamento e intervenção socioeducativa com os jovens e gestão das atividades do dia a dia; eixo 3: promoção e desenvolvimento de competências relacionadas com a autonomia pessoal e social dos jovens com idades compreendidas entre os 15 e 19 anos. Estes eixos foram concretizados, através de dinâmicas e intervenções com os jovens, articulando com a equipa técnica e educativa do Lar. O presente relatório pretende evidenciar o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio, nos diferentes eixos, com o intuito de promover os processos de autonomia dos jovens, tanto ao nível pessoal como ao nível social, contribuindo para a aquisição e desenvolvimento de competências nas diversas tarefas diárias, nos comportamentos e atitudes, bem como nas aprendizagens, que se tornam relevantes para o presente e futuro enquanto cidadãos.