Browsing by Author "Oliveira, Maria Teresa Mateus, orient."
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Competências do treinador de jovens : estudo de treinadores das equipas de futebol de formação do concelho de ViseuPublication . Sapata, André Teixeira; Oliveira, Maria Teresa Mateus, orient.O Futebol assume extrema importância na sociedade atual. O elevado número de praticantes, de espetadores e a atenção que desperta no público em geral e nos diversos órgãos de comunicação social, garantiu-lhe um forte impacto na sociedade. Esta dimensão universal exigiu, por parte dos seus profissionais, reflexões profundas e novas abordagens em relação ao processo de treino. Parece-nos que não existem formas mais ou menos corretas de pensar o Futebol, mas todas elas devem focar a sua atenção no desenvolvimento do jogo e do praticante. No presente relatório pretendemos abordar a nossa forma de ver e pensar o jogo e o treino no Futebol, assente na aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica e da experiência como treinador de futebol, evidenciando os princípios e as estratégias inerentes à operacionalização do processo de treino e intervenção pedagógica como treinador do escalão Iniciados A da ACRCCD “O CRASTO” na época desportiva 2011/12. O contexto que envolve o jogo do futebol, o seu enquadramento institucional e a sua abordagem multifatorial, evidenciando a preponderância do contexto tático no futebol e na melhoria da tomada de decisão do atleta, foram alguns dos conteúdos abordados. A identificação com uma metodologia de treino especifica – Periodização Tática, e o reconhecimento da importância do Modelo de Jogo e da qualidade de intervenção do treinador foram aspetos realçados na revisão da literatura e pontos fundamentais que sustentaram a intervenção prática como treinador. Para isso, tivemos presente a necessidade de construção de um Modelo de Jogo, que define os princípios do “jogar” que pretendemos e que serviu de guia de todo o processo de treino, e a importância da intervenção pedagógica do treinador nesse processo de desenvolvimento. Posto isto, este documento apresenta todo o conteúdo relacionado com esse processo de planeamento, operacionalização e condução do processo de treino e relaciona alguns princípios que para nós assumiram particular importância em todo este processo de ensino/aprendizagem com vista ao desenvolvimento desportivo e social do atleta. O papel do treinador no desenvolvimento destas duas vertentes, pressupõe que este possua um conjunto de conhecimentos e competências diversificadas que permitam orientar e melhorar este processo. Neste sentido, apresentamos um estudo que carateriza os treinadores das camadas jovens dos clubes do concelho de Viseu e a valorização dada por estes em relação ao perfil de competências de um treinador de jovens.