Browsing by Author "Oliveira, Rute Catarina Cruz"
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- Transição para a Vida Pós-Escolar de jovens com Perturbação do Desenvolvimento IntelectualPublication . Oliveira, Rute Catarina Cruz; Felizardo, SaraOs jovens com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) defrontam-se com diversas barreiras nos seus processos de Transição para a Vida Pós-Escolar (TVPE), em particular no que respeita à inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, salientamos os normativos e instrumentos da formação profissional e de promoção da empregabilidade que fomentam a inserção no mundo do trabalho e a inclusão social. O presente estudo tem como objetivo compreender em que medida a formação profissional fomenta a transição para a vida adulta de jovens com PDI, aferindo como são considerados os seus interesses e nível de satisfação, as barreiras e o nível de colaboração entre os intervenientes nos processos formativos. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza compreensiva e interpretativa. A amostra, de conveniência, envolveu 10 participantes (5 jovens e 5 técnicos da equipa formativa) e a recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam o papel nuclear da formação profissional na inclusão dos jovens com PDI no mercado de trabalho e na sociedade. A inserção no trabalho é perspetivada como uma forma de estabelecer e estruturar as rotinas diárias, aumentar as interações sociais, sendo valorizada como fonte de estabilidade económica e uma forma de alcançar a autonomia pessoal e a autodeterminação. Salienta-se que a intervenção junto de jovens com PDI deve ter como base o reconhecimento da sua heterogeneidade, as suas necessidades, motivações e capacidades, conferindo oportunidades de acordo com as suas características e competências. Por conseguinte, os planos de ação direcionados a jovens com PDI devem fomentar a sua autonomia nas diferentes fases da vida, em diferentes contextos, permitindo-lhes assumir, com os necessários suportes formais e informais, a gestão da sua vida, escolhas e decisões, em linha com os referenciais contemporâneos de bem-estar e qualidade de vida.