Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Dietary Patterns among Smokers and Non-Smokers: Findings from the National Health and Nutritional Examination Survey (NHANES) 2017–2018Publication . Lin, Wenxue; Alfheeaid, Hani A.; Alasqah, Ibrahim; Alqarawi, Nada; Alotaibi, Saad Abdullah; Alribdi, Fatmah Fahad; Almutairi, Sulaiman; Lima, M. J. Reis; Teixeira-Lemos, Edite; Raposo, AntónioDiet behavior and nutrition are critical for maintaining health and improving quality of life. Cigarette smoking remains the leading cause of preventable death in the United States. Poor dietary choices, such as excessively frequenting restaurants, consuming ready-to-eat foods from grocery stores, and ingesting ultra-processed foods (like frozen meals and pizzas), can adversely impact health. Despite this, research comparing dietary behaviors between smokers and non-smokers is limited. Using data from the National Health and Nutritional Examination Survey 2017–2018, we analyzed diet behavior based on smoking status. Our findings reveal that smokers had a significant increase (90%) in the frequency of consuming frozen meals/pizzas in the past 30 days compared to non-smokers (coefficient: 1.9; 95% CI: 1.4, 2.6; p-value < 0.001). Additionally, over 70% of participants, regardless of their smoking status, were unaware of MyPlate, a nutritional guide created by the United States Department of Agriculture (USDA) to encourage Americans to make healthier food choices. There is an urgent need to increase public awareness of MyPlate and promote a better understanding of healthy dietary behaviors.
- Influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas Práticas Parentais e Relações FamiliaresPublication . Pereira, Joana Filipa Melo; Felizardo, SaraAs famílias de hoje deparam-se com o grande desafio que consiste em ajustar as tecnologias nos contextos de vida diária, o que impacta nas práticas parentais e nas relações familiares. A família é a peça fundamental no desenvolvimento das crianças e dos jovens, esta é o primeiro contacto que as crianças têm com o mundo e é com base nela que se vão guiar para construir a sua identidade. Dado que, a família é a principal fonte de informação para as crianças e os jovens, é importante que esta oriente os seus filhos nestas mudanças digitais. Este avanço das tecnologias acarreta consigo diversos aspetos positivos e negativos, dividindo as opiniões de várias famílias dificultando assim a sua gestão parental, no que diz respeito ao controlo e regulação do uso das tecnologias por parte das crianças e dos jovens. O presente estudo tem como objetivo compreender a perceção de pais/cuidadores sobre a influência das TIC nas práticas parentais e relações familiares. Apresenta-se como sendo um estudo exploratório-descritivo, uma vez que pretende analisar as características e opiniões de uma amostra de conveniência, constituída por 30 pais/encarregados de educação, com educandos/as com idades compreendias entre os 6 e os 10 anos. Para a elaboração deste estudo foi aplicado um questionário aos participantes, tendo sido realizada uma entrevista a uma Educadora de Infância. Os resultados salientam que a maioria dos encarregados de educação que participou neste estudo tem consciência dos riscos que a influência das tecnologias tem sobre os seus filhos/as e nas suas relações familiares; dessa forma verificou-se que os mesmos adotam estratégias para gerir o tempo despendido nas tecnologias. Também consideram que o facto do contacto das crianças com as tecnologias se iniciar cada vez mais cedo poderá gerar impacto ao nível do seu desenvolvimento. A literatura acentua que a utilização excessiva das tecnologias potencia diversos problemas de saúde, principalmente do foro psicológico e social, verificando-se um crescente isolamento social, com influência na saúde mental das crianças e adolescentes (e.g., aumento de ansiedade e indicadores de depressão), bem como agressividade e dificuldades na regulação das emoções. Todos estes indicadores fomentados pela utilização de tecnologias geram insegurança nos pais/mães, uma vez que são provenientes de gerações que não estavam acostumadas à utilização de tecnologias no seu dia-a-dia, desse modo são compelidos a modificar as suas práticas parentais de forma a ajustarem-se a esta nova realidade e poderem prevenir consequências futuras.
- Endomarketing. Influência no Aumento da Produtividade e Orientação para o Cliente: Estudo de Caso na região Nordeste do Brasil em uma Entidade FilantrópicaPublication . Xavier Cardoso, Fabiana; Soeiro de Carvalho, Ana Branca; Pereira Duarte, Filipe AlexandreEste estudo procura analisar a influência do endomarketing no aumento da produtividade e a orientação para o cliente, na Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí, entidade filantrópica na região do Nordeste no Brasil, estado do Piauí. Sem dúvida que o endomarketing procura ser uma peça chave para obter resultados que irão coadjuvar o gestor e os colaboradores numa estratégia de sobrevivência e sucesso da instituição/organização. Neste sentido o endomarketing é o ponto de contacto da corporação para mostrar a sua imagem ao bem mais precioso que uma organização pode ter, o seu capital humano. A metodologia utilizada para este trabalho, foi um estudo de caso, com recolha dos dados, e uma análise exploratória e descritiva. Foi constatada uma influência do endomarketing no aumento da produtividade e orientação para o cliente na organização, não obstante a maioria dos colaboradores ter dificuldade em perceber como estava a ser aplicado o endomarketing na organização.
- Transição para a Vida Pós-Escolar de jovens com Perturbação do Desenvolvimento IntelectualPublication . Oliveira, Rute Catarina Cruz; Felizardo, SaraOs jovens com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) defrontam-se com diversas barreiras nos seus processos de Transição para a Vida Pós-Escolar (TVPE), em particular no que respeita à inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, salientamos os normativos e instrumentos da formação profissional e de promoção da empregabilidade que fomentam a inserção no mundo do trabalho e a inclusão social. O presente estudo tem como objetivo compreender em que medida a formação profissional fomenta a transição para a vida adulta de jovens com PDI, aferindo como são considerados os seus interesses e nível de satisfação, as barreiras e o nível de colaboração entre os intervenientes nos processos formativos. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza compreensiva e interpretativa. A amostra, de conveniência, envolveu 10 participantes (5 jovens e 5 técnicos da equipa formativa) e a recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam o papel nuclear da formação profissional na inclusão dos jovens com PDI no mercado de trabalho e na sociedade. A inserção no trabalho é perspetivada como uma forma de estabelecer e estruturar as rotinas diárias, aumentar as interações sociais, sendo valorizada como fonte de estabilidade económica e uma forma de alcançar a autonomia pessoal e a autodeterminação. Salienta-se que a intervenção junto de jovens com PDI deve ter como base o reconhecimento da sua heterogeneidade, as suas necessidades, motivações e capacidades, conferindo oportunidades de acordo com as suas características e competências. Por conseguinte, os planos de ação direcionados a jovens com PDI devem fomentar a sua autonomia nas diferentes fases da vida, em diferentes contextos, permitindo-lhes assumir, com os necessários suportes formais e informais, a gestão da sua vida, escolhas e decisões, em linha com os referenciais contemporâneos de bem-estar e qualidade de vida.